Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 2 de março de 2015

GATO POR LEBRE





– Mas aí acabou sendo uma mão na roda, porque...
– Como assim, que roda?! Você estava de carro? – ela interrompeu-o, curiosa.
– Hã? Ah, tá, mão na roda. É só uma expressão. Uma metáfora, entende? Quer dizer que aconteceu alguma coisa que foi de grande ajuda para a pessoa. Várias das nossas gírias vêm de metáforas. – Zé explicava, paciente.
– Ahnnnn. Tudo bem. É que eu não conhecia essa.
– Pois então, é como eu ‘tava dizendo: aí tudo ia de vento em popa, quando ele ficou sem o braço direito lá na clínica.
– O quê? Ele perdeu o braço? Popa? Foi acidente de barco? – perguntou a moça, assustada.
– Deus do céu, Carol, em que mundo você vive? É maneira de dizer... Sentido figurado.
– Ah, claro, a tal da metáfora... Dá pra explicar esses dois, pelo menos?
– Claro! Tudo ia muito bem na clínica, mas ele perdeu o principal funcionário. Abaixo dele, era quem resolvia tudo por lá.
– Ahnnn... Entendi. Nada a ver com vento ou braço de verdade – murmurou, contrariada.
– Mas o pior de tudo veio quando ele tentou matar dois coelhos com uma cajadada.
– Para com isso, Zé! Você sabe que eu odeio violência com animais.
– Que violência, Carol?! Eu ‘tô falando de atingir dois objetivos de uma só tacada, digo, de uma só vez.
– Dá pra falar Português, poxa? Tá difícil de te entender assim...
– Isso é Português, Carol. A nata. Aquilo que só nós, que falamos Português, entendemos. Ou pelo menos deveríamos, né? Bom, mas eu não vou discutir com você. ‘Tô metendo o pé, porque ‘tô muito atrasado e quero tirar o meu da reta. Vou lá. Te ligo à noite.
– Meter o pé? Seu o quê? Mas você... – a mensagem de Carol ficou sem resposta, pois Zé embarcou quase imediatamente no ônibus parado no sinal.
Carol seguia pela rua, ainda contrariada com sua incapacidade de perceber metáforas. Por que as pessoas tinham de usar sentido figurado, em vez de falar claramente?
Suas divagações linguísticas foram interrompidas pela discussão de um casal que caminhava à sua frente.
– Vou abrir meu coração com você, Luiza: cansei de engolir sapos. E olha que sou boa praça. – o rapaz parecia realmente aborrecido.
– Você me deixou plantada naquele restaurante. E ainda dei com a cara na porta quando fui à sua casa. Fala a verdade: não é pra ficar ressabiada?
– Você devia agarrar com unhas e dentes a chance de ter alguém como eu, mas seu ciúme doentio não deixa. Ficar me seguindo e dando incerta é um pouco demais. Fica procurando cabelo em casca de ovo.
– Você me deixou com a pulga atrás da orelha, poxa! Custava ter dito a verdade?
– Que verdade, Luiza?! Eu não menti. Você tem que dar o braço a torcer. Foi paranoia sua.
Quando o rapaz falou em torcer o braço da moça, Carol não conteve o murmúrio de espanto, denunciando a sua indiscrição. O casal olhou pra trás, furioso pela intromissão da estranha que vinha atrás deles. Carol, que estava prestes a defender a moça, afastou-se, envergonhada.
Constrangida com o acontecido, atravessou a rua intempestivamente, sem olhar para os lados.
No hospital, duas horas mais tarde, Zé entra no quarto e encontra a amiga toda engessada.
– Como é que você sai atravessando daquele jeito, Carol? Enlouqueceu?! O casal que te trouxe disse que você atravessou sem olhar.
– Eu não sei. Foi tudo muito rápido. Fiquei pensando na briga do casal, naquela história de “torcer o braço” e acho que me distraí e não vi o carro.
– Mas, Carol! Tem que se ligar...– Zé não acreditava no olhar indagador da moça. – Olha o que eu trouxe pra você. – ele estendeu um embrulho em sua direção.
– Puxa! Um Dicionário de expressões idiomáticas. – a moça parecia desapontada. – Nem sabia que isso existia. Valeu, Zé. – disse a moça, tentando parecer educada, mas deixando o livro de lado.
– Agora você vai ter uns diazinhos de molho aqui, e pode passar o tempo lendo isso. – o rapaz sorriu.
– Pois é. Ah, Zé, esse aqui é Dr. Victor, o médico que me atendeu. – a moça estendeu o braço na direção do médico que entrava.
– Vitoca, é você, camarada?! Quanto tempo! – Zé abriu um imenso sorriso ao reconhecer o amigo de adolescência. – Virou médico, rapá? A vida dá voltas... Mó 171 no colégio. Adorava cantar de galo. Mas tenho que tirar o chapéu pra você. Parou bem pra caramba. – disse ele, fazendo uma reverência.
– Aqui eu sou o Doutor Victor, Zé! – brincou o médico, abraçando o amigo. – E aí? Sua namorada arrumou sarna pra se coçar. Vai ficar um tempinho por aqui. Mas o hospital é ótimo: sem querer puxar a brasa pra minha sardinha, posso garantir que ela está em boas mãos.
– A Carol? Não é minha namorada, não. É uma amigaça, né, Carol? Fala pelos cotovelos. Mas, quando eu preciso afogar as mágoas, é ela quem me ouve.  Mas me diz: vamos botar alguma coisa pra dentro? ‘Tô cheio de fome. Carolzinha, você vai ter que ficar a ver navios.
– Tudo bem, Zé. Eu me distraio aqui com o livro... – a moça parecia desanimada ao folhear o dicionário.
Ao retornarem, Zé e o médico conversavam alegremente.
– E aí, Vitoca, ela tá ou não nas últimas? – Zé não perdia a oportunidade de debochar da amiga.
– Está por um fio. – brincou o médico, sorrindo para a moça.
– Podem tirar o cavalinho da chuva, que eu não vou ficar aqui por muito tempo, não: além de não estar com o pé na cova, vou dar a volta por cima, porque não sou de fazer tempestade em copo d’água. – a moça piscou de forma maliciosa, lançando um olhar ao livro e depois aos rapazes, antes de acrescentar: Andei estudando.

Share


Tatiana Alves
Tatiana Alves é poeta, contista e ensaísta. Participou de diversos concursos literários, tendo obtido vários prêmios. É colaboradora da Revista Samizdat, já tendo escrito para os sites Anjos de Prata, Cronópios, Germina Literatura e Escritoras Suicidas. É filiada à APPERJ, à Academia Cachoeirense de Letras e à AEILIJ. Possui nove livros publicados. É Doutora em Letras e leciona Língua Portuguesa e Literatura no CEFET / RJ.

todo dia 02


0 comentários:

Postar um comentário