Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

Quem faz Samizdat?



Henry Alfred Bugalho EDITOR
Curitibano, formado em Filosofia, com ênfase em Estética. Especialista em Literatura e História. Autor dos romances “O Canto do Peregrino”, "O Covil dos Inocentes", "O Rei dos Judeus", das novelas "O Homem Pós-Histórico" e "Margot Adormecida", e de duas coletâneas de contos. Editor da Revista SAMIZDAT e fundador da Oficina Editora. Autor do livro best-selling “Guia Nova York para Mãos-de-Vaca” e do "Nova York, Bairro a Bairro", cidade na qual morou por 4 anos, e do "Curso de Introdução à Fotografia do Cala a Boca e Clica!". Residiu em Buenos Aires, Itália, Portugal, Inglaterra e Espanha, com sua esposa Denise, o filho Phillipe e Bia, sua cachorrinha.
Sua obra é representada pela SFSG Agency (Foreign Rights).

todo dia 10



Volmar Camargo Junior EDITOR DE POESIA
V., nativo em Cruz Alta, ativo em Rio Grande, é poeta, leitor em tempo integral, ex-livreiro, professor não-praticante, pai do Dimitri. Escreveu os blogs Um resto de café frio, O balcão das artes impuras e Verbo. Escreve os blogs Pragas Urbanas Renitentes e Dicionário Giratório. Seu primeiro livro em papel é O Balcão das Artes Impuras (Multifoco, 2012).

todo dia 08




Wellington Souza WEB DESIGNER
De pais mineiros, Wellington Souza nasceu, foi criado e reside atualmente na cidade de São Paulo. Morou alguns anos em Ribeirão Preto, onde cursou economia na Universidade de São Paulo. Em todas as suas outras atividades, é autoditada ou freqüentou cursos livres. Escritor de poemas, contos e novelas. Revisor de textos. Editor. Empresário. Designer. Fotógrafo.

todo dia 13



Bruno Bossolan

Bruno Bossolan nasceu na cidade de Capivari (SP) em 25 de junho de 1988. Autor dos livros 'N(ó)stálgico', 'Barbáriderna' e '13'. Adepto do Hermetismo, trabalha com analogias, metáforas e surrealismo em sua poética.
http://brunobossolan.com.br/site/

todo dia 01


Tatiana Alves
Tatiana Alves é poeta, contista e ensaísta. Participou de diversos concursos literários, tendo obtido vários prêmios. É colaboradora da Revista Samizdat, já tendo escrito para os sites Anjos de Prata, Cronópios, Germina Literatura e Escritoras Suicidas. É filiada à APPERJ, à Academia Cachoeirense de Letras e à AEILIJ. Possui nove livros publicados. É Doutora em Letras e leciona Língua Portuguesa e Literatura no CEFET / RJ.

todo dia 02


" />
Milton Rezende
Milton Rezende, poeta e escritor, nasceu em Ervália (MG), em 23 de Setembro de 1962. Viveu parte da sua vida em Juiz de Fora (MG), onde foi estudante de Letras na UFJF. Funcionário público aposentado por Varginha (MG), morou em Campinas (SP) e atualmente reside em Ervália (MG).
Escreve em prosa e poesia e sua obra consiste de quatorze livros publicados: “O Acaso das Manhãs” (Edicon, 1986), “Areia (À Fragmentação da Pedra)” (Scortecci, 1989), “De São Sebastião dos Aflitos a Ervália – Uma Introdução” (Templo, 2006), “Uma Escada que Deságua no Silêncio” (Multifoco, 2009), “A Sentinela em Fuga e Outras Ausências” (Multifoco, 2011), “Inventário de Sombras” (Multifoco, 2012), “Textos e Ensaios” (Multifoco, 2012), “O Jardim Simultâneo” (Penalux, 2013), “A Magia e a Arte dos Cemitérios” (Penalux, 2014), “Um Andarilho Dentro de Casa” (Penalux, 2017), “Mais uma Xícara de Café” (Penalux, 2017), “A Casa Improvisada”(Penalux, 2019), “Anímica” (Penalux, 2022) e “Antologia Poética – Literária I” (Grupo Editorial Atlântico, 2022).
Possui três ebooks: “Textos e Ensaios” (Bibliomundi, 2018), Antologia Poética – Literária I (Grupo Editorial Atlântico, 2022) e “Coletânea Cemiterial (Kindle/Amazon, 2023).
Publicações em diversos blogs, revistas, jornais e sites de literatura, tais como: Germina, Alagunas, Subversa, Jornal de Poesia, O Bule, Poesia para Todos, Translittera, Palpitar, Gotas de Poesia e Outras Essências, Portal Literal, Recanto das Letras, Gaveta do Ivo, Contos Cabulosos, Cronópios, Jornal Rascunho, Mallarmargens, Amaité poesias & Cia., Revista Samizdat, Entrementes, Triplo V, Revista Gueto, Revista Traços, Conto Brasileiro, LiteraLivre, Plástico Bolha, Ecos da Palavra, Cronopio ideas libres y diversas, Revista Jezebel e Mar de Lá.
É um dos editores/colunistas da Revista O Bule e colabora mensalmente com a Revista Samizdat.
Fortuna crítica: “Tempo de Poesia: Intertextualidade, heteronímia e inventário poético em Milton Rezende”, de Maria José Rezende Campos (Penalux, 2015).

www.miltoncarlosrezende.com.br


Fabio Bensoussan
Nasceu no Rio de Janeiro (1973) e hoje mora em Belo Horizonte, com sua esposa e os dois filhos. É procurador da Fazenda Nacional e recentemente começou a escrever contos e a traduzir textos literários.

todo dia 04




Daniel Moreira
Daniel Moreira nasceu em Caçapava do Sul e mudou-se para Pelotas no final de 1996. Publicou dois livros de poesias, Poemas Urbanos em 2009 e [Re]versos em 2012. É autor fixo da Revista Samizdat, coordenador editorial da Revista Mandinga Poesia e Fotografia e é colaborador do blog da Confraria dos Poetas de Jaguarão. Entusiasta Cultural, é um dos idealizadores do projeto Poesia no Bar.

todo dia 05



Mario Filipe Cavalcanti

(MARIO FILIPE CAVALCANTI DE SOUZA SANTOS), é pernambucano, de Recife, nascido nos idos de 15/01/1992, teve desde cedo cultivados o gosto pela leitura (voraz) e escrita, bem como pelas artes. Cursou piano clássico na Escola Municipal de Artes do Recife, não vindo a concluir. Ingressou aos 17 anos na centenária Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco, onde procede a graduação. Vencedor do Concurso Literário Nacional de Contos da Associação Nacional de Escritores (ANE), em comemoração aos 50 anos daquela instituição, em 2012, com o conto O LEGALISTA. Integrante da Antologia de Poesia Contemporânea Vol. IV, “Entre o sono e o sonho” da Chiado Editora, de Portugal, lançada na cidade do Porto em 2013, reunindo mil poetas contemporâneos do mundo lusófono, com a poesia SURPRESA. Integrante da Antologia de Poesias “Mil Poemas para Gonçalves Dias” da UFMA a do IHGM, lançada em agosto de 2013 em São Luís – MA, com as poesias PEQUENA ODE A GONÇALVES DIAS e CANTO A GONÇALVES DIAS. Foi vencedor do I Concurso Nacional de Contos Cidade das Asas da Secretaria de Cultura de Gavião Peixoto – SP, com o conto DO SOPRO DA VIDA AO ESPIRRO DA MORTE OU SERÁ DO ESPIRRO DA MORTE AO SOPRO DA VIDA?,em 2013, conto que integra seu primeiro livro de contos, o MORTE E VIDA E OUTROS CONTOS no prelo a sair pela EDUFPE (Editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco), após aprovação pelo Conselho Editorial e parecer técnico de Professor Doutor em letras daquela Universidade. Seu segundo livro de contos, COMÉDIA DE ENGANOS, também no prelo, está a sair pela Editora PENALUX, após aprovação pelos editores, com previsão para ser seu livro de estreia. Publicado no Caderno-Revista de Poesia 7Faces de Natal, RN, na 7ª edição, janeiro a julho de 2013, com as poesias INDIFRENÇA e SURPRESA. É colunista da revista literária eletrônica, “Varal do Brasil”, editada em Genebra. É colunista da “Revista Samizdat”.

Facebook: www.facebook.com/mariocavalcantidesouza
Twitter: twitter.com/mf_cavalcanti
Wix: filipemario.wix.com/cadernoazul

todo dia 06




Ju Blasina

Bióloga por formação e mestre em Fisiologia, guardou a literatura em gavetas até janeiro de 2009, quando então fundou seu blog P+2T [Poesias mais dois tantos]. Na mesma época, tornou-se colaboradora do caderno Mulher Interativa (Jornal Agora, RS) e da Revista Samizdat. Desde então, tem participado de diversos sites literários coletivo e de eventos culturais de sua região. Atua como redatora web e administradora de redes sociais. Integra o grupo Mandinga e o blog Andogestando. É mulher de artista, mãe de duas gatas [Rukia e Jani] e de um menino Dimitri [o Dimi] cujo sorriso nenhum verso parece capaz de descrever. Gosta de ter copos bonitos e neles boas bebidas como companhia da lida da escrita.

todo dia 07



Luísa Lopes

Nasceu na Beira, Moçambique, em 1953, tendo vivido e estudado posteriormente na África do Sul antes de vir viver para Portugal. É Engenheira Eletrotécnica com formação adicional em Economia e Informática, mas foi sempre muito virada para Literatura e História.
Trabalha atualmente como tradutora de inglês e de francês e, entre outras obras, traduziu quatro livros franceses, três deles romances históricos.
Escreve esporadicamente, por falta de tempo. Um conto seu ficou em segundo lugar num concurso da revista Scarium do Brasil e teve uns textos publicados numa coletânea paga pelos autores e um conto incluído numa outra coletânea.

todos os dias 09



Adnelson Campos


Adnelson Campos é Administrador, especialista em gestão empresarial pela ESAG/UDESC e especialista em Gestão e Auditoria Ambiental pela FUNIBER. Trabalha na indústria de Oleo & Gás, desde abril de 1986. Atualmente trabalha na Paraná Xisto S.A. Reside em São Mateus do Sul – PR. Começou a escrever histórias de ficção em 2012, com vários textos selecionados e publicados em mais de cento e trinta antologias impressas e digitais. É autor do livro “Histórias que as estrelas contam – um pouco de astronomia para adolescentes” e “2044 – Transcendente: uma viagem no tempo”. Durante cinco anos manteve a Coluna “Prismas” no Jornal Gazeta Informativa, de São Mateus do Sul – PR. É membro da Academia de Letras do Brasil - Seção de Canoinhas - SC.

www.adnelsoncampos.com.br
www.abcdaescrita.com.br
https://www.facebook.com/adnelson.campos
https://www.instagram.com/adnelsonbcampos/


todo dia 10


/>

Carlos Barros

Carlos Alberto Corga de Barros é natural de Caala – Angola;
Licenciado em Direito e pós graduado em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;
Pós graduado em Administração Escolar pela Universidade de Aveiro;
Advogado e professor do Ensino Secundário e do Ensino Superior.
Concluiu curso de Escrita Criativa pela Universidade de Aveiro;
Participou na Colectânea enCONTrOS do grupo de escrita criativa ET QUOI;
É ceramista no Ateliê de Cerâmica da Associação Arte e Cultura de Aveiro.

todos os dias 13



Cecília De Luca
Nome completo, Cecília Maria De Luca Silveira de Noronha, mas usa apenas Cecília Maria De Luca para assinar seus textos. Nasceu e cresceu na cidade de São Paulo/SP e veio parar em Belo Horizonte/MG aos 29 anos, acompanhando seu marido, com um filho de um ano e meio, hoje com 40, que lhe deu dois netos, seu maior tesouro. Aqui, formou-se em Direito pela PUC/Minas, divorciou-se e prestou concurso para o TRT/3ª.Reg. onde trabalhou, feito “moura torta”, durante trinta anos, dos quais vinte como assessora de Juiz, até se aposentar em 2007. Desde então faz o que mais gosta: escrever. Virginiana, com ascendente em algum signo que tem o ar como elemento, vive com a cabeça nas nuvens, mas os pés fincados na terra. Diariamente, além de ler, frequentar o facebook e ouvir música, costuma, ao cair da tarde, fazer caminhadas curtas com Johnnie, já que não gosta de deixá-lo “walker” sozinho. É Johnnie que, vez em quando, faz trovejar ideias que transforma em crônicas, contos e versos espalhados por aí, textos selecionados, premiados e publicados em diversas antologias, inclusive internacionais. Dedica-se também à literatura infantil com um livro já editado e ilustrado pela Desdobra Design do Brasil. Não tem, até o momento, blogs ou sites. É isso.

todo dia 14



Maria de Fátima Santos
Aposentada de professora de Física e Química,Maria de Fátima Marques Correia Santos, nasceu em Lagos, Portugal, em 1948
Edita poesia no seu blog tristeabsurda e prosa no blog repensando
Colabora no blog e na revista electrónica Samizdat
Integra um grupo que realiza, em Lagos e arredores, tertúlias de literatura dita
Em 2009 publicou o Papoilas de Janeiro, um livro de textos em prosa
Com poesia esparsa em vários livros em co-autoria, integra os Volumes II (2007) e VII(2012) das antologias ditas Cinco Poetas de Lagos
Tem participado em concursos literários e oficinas de escrita
Em 2012 um conto seu foi seleccionado pelo júri dos novos talentos FNAC literatura e está publicado por essa editora
Nos intervalos da escrita gosta de desenhar e publica alguns dos resultados dessa sua actividade no blog intimarte

todos os dias 15




Cinthia Kriemler
Formada em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade de Brasília. Especialista em Estratégias de Comunicação, Mobilização e Marketing Social. Começou a escrever em 2007 (para o público), na oficina Desafio dos Escritores, de Marco Antunes. Autora do livro de contos “Para enfim me deitar na minha alma”, projeto aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal — FAC, e do livro de crônicas “Do todo que me cerca”. Participa de duas coletâneas de poesia e de uma de contos. Membro do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e da Rede de Escritoras Brasileiras — REBRA. Carioca. Mora em Brasília há mais de 40 anos. Uma filha e dois cachorros. Todos muito amados.

todo dia 16



Rafael F. Carvalho
Autor de A Cor do Sal (2013), Rafael F. Carvalho estreou na literatura com A Estante Deslocada, também editado pela Editora Patuá, em 2011.

todo dia 17




Marina Ruivo

Marina Ruivo é paulistana e pisciana do Dia Internacional da Mulher. Se pudesse, passava a vida entre livros, lendo e escrevendo, mas há outras coisas na vida também, as muito boas e as nem tanto assim. Doutora em Letras pela USP, é professora universitária na Unimonte, em Santos/SP, e atua como preparadora de originais e revisora de textos para várias editoras. É mãe do Pedro, menino de 5 anos apaixonado por histórias.

todo dia 18


"

Adriano B. Espíndola Santos

Natural de Fortaleza, Ceará, perambulou, cresceu e semeou, também, em Coimbra e em Salamanca. Advogado. Mestre em Direito. Autor de Flor no caos, pela Desconcertos Editora, 2018. Publicou em revistas literárias nacionais, quais sejam: Berro, Lavoura, Literatura & Fechadura, Pixé, Ruído Manifesto e Vício Velho. É dor e amor; e o que puder ser para se sentir vivo: o coração inquieto.

todo dia 19



José Guilherme Vereza
Carioca, botafoguense, pai de 4 filhos. Redator, publicitário, professor, roteirista, escritor, diretor de criação. Mais de mil comercias para TV e cinema. Uma peça de teatro: “Uma carta de adeus”. Um conto premiado: “Relações Postais”. Um livro publicado “30 segundos – Contos Expressos”. Mais de 3 anos na Samizdat. Sempre à espreita da vida, consigo modesta e pretensiosamente transformar em ficção tudo que vejo. Ou acho que vejo. Ou que gostaria de ver. Ou que imagino que vejo. Ou que nem vejo. Passou pelos meus radares, conto, distorço, maldigo, faço e aconteço. Palavras são para isso. Para se fingir viver de tudo e de verdade.

todo dia 20



Zulmar Lopes
Carioca, jornalista, contista e aspirante a romancista, Zulmar Lopes tem um punhado de prêmios literários, a maioria de nenhuma importância. Membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL). Roteirista do curta de animação “Chapeuzinho Adolescente”. Em 2011 lançou o livro de contos “O Cheiro da Carne Queimada”. Finalmente concluiu o maldito romance cujo pano de fundo é o carnaval carioca e está na expectativa de que alguma editora incauta se atreva a publicá-lo.

todo dia 21





Andréia Alves Pires
Nasceu em Rio Grande, cidade ao sul do Rio Grande do Sul, é jornalista, mestre em história da literatura e autora do livro de contos De solas e asas. Integra o Coletivo Fita Amarela, colabora semanalmente com contos ao jornal Diário Popular e publica o que escreve, em primeira mão, no blog www.desolaseasas.blogspot.com

todo dia 22




Erik K. Weber




todo dia 22




Regina Ruth Rincon Caires
Nasceu em Auriflama/SP em 1953. Casada, funcionária pública federal aposentada, tem dois filhos e um punhado de netos. Formada em Letras e Direito. Não possui livros publicados.


todo dia 23





Edweine Loureiro
Nasceu em Manaus em 20/09/1975. É advogado, professor de Literatura e Idiomas, e reside no Japão desde 2001. Em 2005, obteve o Mestrado em Política Internacional pela Universidade de Osaka (Japão). Premiado em diversos concursos literários, é autor dos livros: Sonhador Sim Senhor! (Ed. Litteris, 2000), Clandestinos [e outras crônicas] (Clube de Autores, 2011) e Em Curto Espaço (Ed. Multifoco, Selo 3x4, 2012). É membro-correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências (RJ) e da Academia de Letras de Nordestina (BA).

todo dia 24




Joaquim Bispo
Português, licenciado em História da Arte, ex-técnico da televisão pública, reformado. Durante 13 anos alimentou um blogue antiamericano desde o assalto ao Iraque e experimenta a escrita de ficção desde 2007. Integra mais de setenta coletâneas resultantes de concursos literários dos dois lados do Atlântico. Publica mensalmente na revista Samizdat desde 2008 e no seu blogue pessoal desde 2015: http://vislumbresdamusa.blogspot.com/

Contacto: episcopum@hotmail.com

todos os dias 25




Maria Amélia Elói
Maria Amélia de Amaral e Elói, 39 anos, é brasiliense. Jornalista e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília, ela foi premiada em 2009 no III Concurso Literatura para Todos, do Ministério da Educação, com a obra Poesia Torta, no prelo. Em 2001, ganhou o Prêmio Nestlé/MEC pelo ensaio Idéias a Mais!: a crítica literária no JB e na Folha de S.Paulo no ano 2000. Seu livro de crônicas Um milagre para cada corcova deverá ser lançado no início de 2014. Há nove anos, é servidora da Câmara dos Deputados.

todo dia 26



Rodrigo Domit
Nasceu em Curitiba, foi criado em Londrina e reside atualmente em Jaraguá do Sul - SC. Escreve contos e poesias desde 2003. É coautor do livro Vem cá que eu te conto (2010) e autor do livro Colcha de Retalhos (2011). Administra o blog Concursos Literários e publica esporadicamente no Tiro Curto.

Mais informações: http://rodrigodomit.blogspot.com.br

todo dia 27


Emerson Braga
Nasceu em 12 de agosto de 1976, é natural de Fortaleza, Ceará. Cursou Letras na UECE e hoje trabalha no Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado do Ceará – SINCOR/CE. Tem trabalhos publicados nas antologias montadas pelo Ideal Clube de Fortaleza, que todos os anos promove o PRÊMIO IDEAL CLUBE DE LITERATURA. Já foi agraciado duas vezes na categoria CONTO pelos trabalhos A ÁRVORE DO BEM E DO MAL, QUANDO MADALENA CHAMA e REDENÇÃO; e uma vez na categoria CRÔNICA, com o texto IMPERIALISMO E TARA OU A SEXUALIDADE DOS YANKEES.
Na Antologia do Projeto Palavra É Arte, publicou os contos: ADEUS IRMÃOS, NÓ ORDINÁRIO e VIDA. Também tem publicado o conto CASA DE NARCISO, na antologia MOEDAS PARA O BARQUEIRO, pela Editora Andross; e é colunista da Revista Plural.

todo dia 28



Manuel Amaro Mendonça
Manuel Amaro Mendonça é licenciado em Engenharia de Sistemas Multimédia pelos ISLA de Gaia. Nasceu em Janeiro de 1965, na cidade de São Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos, a Terra de Horizonte e Mar.
Ganhou prémios em três concursos de escrita e os seus textos foram selecionados para quase duas dezenas de coletâneas de contos, de diversas editoras.
É autor dos livros "Terras de Xisto e Outras Histórias" (Agosto 2015), "Lágrimas no Rio" (Abril 2016) e "Daqueles Além Marão" (Abril 2017), todos editados e distribuídos pela Amazon.
Outros trabalhos estão em projeto, mantenha-se atento às novidades em http://debaixodosceus.blogspot.com ou visite a página de autor em https://www.debaixodosceus.pt/

todos os dias 29


Edson Amaro de Souza
Edson Amaro de Souza é professor de Língua Portuguesa da rede pública do estado do Rio de Janeiro, contista, poeta, tradutor e ator. No site Amazon estão disponíveis suas traduções de "Valperga", de Mary Shelley; "Carta da Jamaica", de Simón Bolívar, "Thomas Morus", de Silvio Pellico, entre outras obras. Publicou pela editora Fragmentos seu livro de poemas "Ouro Preto e Outras Viagens".

todo dia 30