Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

domingo, 14 de julho de 2013

Roleta


Homero Gomes


Aos três reis magos.


Era um 38 preto cortado na serrinha. Comprei de um colega do trabalho, com o número de série raspado. Depois da compra, meu passatempo era limpar e dar uns tiros nos terrenos baldios do bairro. Mas em casa fazia diferente.


Eu e meu irmão esperávamos a ceia de Natal ficar pronta.
Carreguei o tambor do revólver com apenas uma bala e propus um jogo. Pensei que meu irmão não toparia a provocação. Topou.
Então, girei o tambor, encostei o cano da arma no meu peito. Com rapidez apertei o gatilho. Senti minha coluna gelar.
Não houve disparo.
Entreguei o revólver para meu irmão que, depois de girar o tambor, posicionou o cano na orelha direita. Apertou o gatilho com um sorriso nervoso na boca.
Não houve disparo.
Ele estendeu a arma para mim, tremendo. Segurei com firmeza e girei o tambor três vezes, tentando esconder a bala. Apertei o gatilho, apontando para o céu da boca.
Não houve disparo.
Com um sorriso cínico devolvi o revólver a meu irmão, que girou várias vezes o tambor, posicionando a arma no meio da testa.
Houve algo como um disparo.
Mas da arma não saía fumaça. Nem luz nem estampido. Dela ecoou uma nota aguda, como a de uma corda de guitarra arrebentando.
Peguei a arma da mão dele para ver o que havia de errado. Nada. Tudo normal. A bala ainda estava intacta.
Rodei o tambor novamente, coloquei o cano no meu pescoço. Eu hesitava. Sentia meu rosto quente. Minha mão tremia.
Vamos, não vá parar agora.
A provocação me deixava mais tenso. Sem respirar, apertei o gatilho. A nota aguda se repetiu. Mas foi só.
Meu irmão pegou a arma. Falei que já era o suficiente, a mãe já vai nos chamar para cortar o peru. O jogo estava perdendo a graça.
Mas ele não deu atenção. Sem girar o tambor, apertou o gatilho.
A arma disparou no olho direito.
O estouro do projétil foi silencioso. A bala penetrou sem resistência. Não houve sequer um gemido. Da ferida saía fumaça.
A arma dissolvida em um líquido viscoso e negro. Depois, o braço do meu irmão, o tórax, as pernas, a cabeça e os dentes, que formaram um sorriso desigual no piche que cobria o carpete.
O dissolver da morte é uma água negra.


Ouvi minha mãe nos chamar para dar início à ceia. Ao fundo, meu pai gorgolejava "Jingle Bells". No chão, a sombra do meu irmão secava.
Enquanto pensava no que havia acontecido e no que deveria contar aos meus pais, a porta do quarto foi se abrindo e um vulto colorido se formou no batente.
Você vem ou não?
Era meu irmão, que naquela noite de Natal libertou-se de sua sombra, dissolvendo a morte com um sorriso desigual sobre o carpete.


Share


Homero Gomes
(Curitiba/PR, 1978). É escritor. Autor dos trabalhos ainda inéditos Sísifo Desatento (contos) – finalista do Sesc de Literatura edição 2007 –, Jamé Vu –publicado via internet – e Anjo Exilado (poemas) – que possui versão online no site português TriploV e Germina Literatura sob o título Solidão de Caronte. Está concluindo o romance Tempo do Corpo e a novela juvenil Paralelo Um. Colaborou com Rascunho, Cult, Germina Literatura, Cronópios, Ficções, entre outros. É editor de Jamé Vu (com postagens suspensas), espaço em que não apenas divulga suas produções literárias como também a de outros literatos, entre veteranos e estreantes, edita também do blogue juvenil Paralelo Um (com postagens suspensas), onde disponibiliza matérias, curiosidades e jogos para o público juvenil; é colunista dos sites Página Cultural , desde 2010; Mundo Mundano , com sua ficção, desde 2011; e Musa Rara , com notícias literárias e do mercado editorial, desde 2012; e da revista digital Samizdat, com sua ficção, desde 2012. Contato: homero.gomes@gmail.com
todo dia 14