Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

sábado, 2 de fevereiro de 2013

SER-TÃO

Nos sertões desses Gerais,
No meio do redemoinho,
Enfrentava vendavais
E seguia o meu caminho.

Sem jamais olhar pra trás,
Buscava eu a verdade.
Mais que Cristo, Barrabás,
Eu roubava-me a metade.

Nos buritis, no cangaço,
Até o demo desafio.
Ignorando o cansaço,
Conquisto coragem e brio.

A donzela travestida
Surge, oculta nas veredas.
E eu, em busca da vida,
Vejo facas onde há sedas.

Perco a bela Diadorim
Seus verdes olhos de mar.
E vejo, em seu triste fim,
O amargo medo de amar.

Chego, então, ao lado oposto,
À outra margem do rio.
E constato, a contragosto,
Que aqui também é vazio.

Descubro então a verdade
Entre o vazio e o cheio:
Buscava a minha metade
Que sempre esteve no meio.

Share


Tatiana Alves
Tatiana Alves é poeta, contista e ensaísta. Participou de diversos concursos literários, tendo obtido vários prêmios. É colaboradora da Revista Samizdat, já tendo escrito para os sites Anjos de Prata, Cronópios, Germina Literatura e Escritoras Suicidas. É filiada à APPERJ, à Academia Cachoeirense de Letras e à AEILIJ. Possui nove livros publicados. É Doutora em Letras e leciona Língua Portuguesa e Literatura no CEFET / RJ.

todo dia 02


5 comentários:

Bonito, com cheiro de Guimarães e alma de Tatiana. Pra mim, a estrofe:
"Chego, então, ao lado oposto,
À outra margem do rio.
E constato, a contragosto,
Que aqui também é vazio."
é a história de muita gente, a busca pelo mesmo, a sensação frustrante de descobrir que, afinal, não é para onde se vai, mas como se fica. Seus versos sábios enfeitaram meu sábado. Cada vez melhor, Tati.

Muito obrigada, poeta e amiga! Suas palavras enfeitaram a minha semana....rsrs.

Perfeito, Tatiana! Um poema envolvente e cheio de significações. Parabéns!


PS: Tati, na minha última postagem, eu fiz como fazia antes, partindo de alguma publicação que acessava por aqui. Como a sua antecede a minha vez, vc foi a vítima... Agora notei que meu perfil aparece nas suas publicações. Que mancada, a minha! Peço-lhe desculpas por esse transtorno. Vou tentar resolver isso, com o auxílio do Henry. Abraço.

Fui a Minas,
adormeci sob as folhas de um buriti,
brinquei com minha velha garrafa, que um dia,
escondi ali um saci! Devolveu minha infância em sete estrofes.

Fábio W. Sousa

Obrigada pelas palavras, Edelson e Fábio!

Postar um comentário