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terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Oscar 2013 e suas prévias


           
 
 
              A grande festa do Academy Awards, o Oscar, está se aproximando. Muito aguardada por uns, desacreditada por outros, essa cerimônia encanta pela pompa de seus organizadores e convidados, os quais exibem com galhardia suas grifes de preferência; além de conceder a maior premiação cinematográfica mundial – a estatueta dourada, seguida pelo discurso clássico de agradecimentos ensaiados com antecedência pelos indicados, e, por fim, a consagração.

            Não sou nenhum crítico de cinema, tampouco graduando em Cinema. Sou um amante confesso dessa arte, sempre atento ao que dizem por aí, à caça das boas películas. Que fique registrado: as opiniões descritas a seguir são de um leigo.

            A proximidade do Oscar cria uma expectativa saudável em mim. Faz-me querer emaná-la para todos os cantos, infiltra-la no ânimo das pessoas ao meu redor, sejam elas cinéfilas ou não. Crio bolão, participo de fóruns de discussões, promoções; faço downloads, leio todo e qualquer site de crítica cinematográfica, reservo hora e data da cerimônia no bloco de notas do meu celular. I’m an oscaholic!

            E, como bom especulador que sou, foi inevitável não fazer um levantamento dos awards que antecedem o Oscar. São chamados de prévias do Oscar, prêmios-termômetros, os quais revelam quais produções chegarão como favoritas no Kodak Theatre. Os principais são: o Globo de Ouro, o SAG (Screen Actors Guild), o PGA (Producer Guild of America), DGA (Director Guild Award), Critic Awards, Film Independent Spirit Awards e o BAFTA. Outros famosos são os festivais de Cannes, Berlim e, o mais antigo de todos: o festival de Veneza.

            De todos citados acima, o Globo de Ouro é considerado o mais influente. O SAG é prêmio organizado pelos próprios atores; o PGA, pelos produtores; o DGA, pelos diretores; o Critic Awards, pelos críticos (muitos deles também votam no Oscar, e por isso merece bastante atenção dos especuladores), e o BAFTA, que nada mais é do que o Oscar britânico, e que também premia filmes norte-americanos. O Independent Spirit Awards trata-se de uma premiação oferecida aos filmes ditos independentes, ou seja, o filme precisa ter custado menos que 20 milhões de dólares e ter, no máximo, 70 minutos de duração. Este prêmio irá ocorrer um dia antes do Oscar 2013 (dia 23 de fevereiro).

            Após analisar todos os vencedores dos prêmios supracitados, listei algumas categorias do Oscar 2013 e tomei nota das nominações, relacionando seus troféus já recebidos em todas essas prévias. Vale a pena conferir antes de elaborarem vossas apostas.

           

A polêmica: melhor filme sem melhor diretor?

 

            Na categoria principal do Oscar, nove são os indicados. “Argo” vem se destacando em todas as prévias. O curioso é que o diretor do longa, Ben Affleck, não foi indicado na categoria melhor diretor. Habitualmente preterido pela crítica, Ben tem sido desmerecidamente esnobado pela Academia, desde “Atração perigosa” (The Town), filme cuja direção ficou a seu cargo, bem como o papel de protagonista (como é comum em suas produções). Raramente, em Academy Awards, o filme vencedor não condiz com a vitória de melhor diretor. Por outro lado, Steven Spielberg surge como favorito, haja vista o seu rico histórico, como diretor e também como produtor. Já tem no currículo dois óscares (“O Resgate do Soldado Ryan” e “A Lista de Shindler”) e dois Globos de Ouro (pelos mesmos filmes). Contudo, com “Lincoln”, esta já é a sua décima segunda indicação ao Oscar (tendo vencido apenas duas). Nesse contexto, há de se considerar Spielberg outra figura esnobada pela Academia? Isso abriria uma brecha para Ang Lee, o mais experiente dos outros três concorrentes restantes (vencedor do Oscar de Melhor Diretor por “O Segredo de Brokeback Mountain”)?

 

Indicados: Melhor Filme

Argo (Bafta, Critic Awards, Globo de Ouro, PGA, SAG de melhor elenco e Online Film Critics Society melhor filme e San Diego Film Critics Society melhor filme)

Os Miseráveis (Globo de Ouro melhor musical/comédia)

As Aventuras de Pi (Las Vegas Film Critics Awards melhor filme)


A Hora Mais Escura (New York Films Critics Circle Awards melhor filme, National Board of Review melhor filme, Boston Society of Film Critics melhor filme e Chicago Film Critics)

Amor (European Film Awards por melhor filme, National Society of Film Critics melhor filme, London Film Critics Circle melhor filme, e Los Angeles Film Critics melhor filme)

Indomável Sonhadora

O Lado Bom da Vida (Critic Awards melhor comédia e Satellite Awards melhor filme)

Django Livre

Lincoln (Dallas Fort Worth Critics melhor filme)



 

Indicados: Melhor diretor

David O. Russel – O Lado Bom da Vida (Satellite Awards melhor diretor)

Michael Haneke - Amor (European Film Awards por melhor diretor e National Society of Film Critics)

Behn Zeitlin – Indomável Sonhadora (Palma de Ouro em Cannes por Melhor diretor estreante, Gotham Independent Film Awards por Diretor Revelação e National Board of Review por Diretor Revelação e Chicago Film Critics como Diretor Revelação)

Ang Lee - As Aventuras de Pi (London Film Critics Circle melhor diretor, Kansas City Film Critics Circle e Las Vegas Film Critics Awards melhor diretor)

Steven Spielberg – Lincoln

 

Obs: Ben Affleck, que não está concorrendo nesta categoria, já levou os seguintes prêmios, pelo filme “Argo”: Bafta, Directors Guild Award, Globo de Ouro e San Diego Film Critics Society.

 
 
(Ben Affleck)
 

A estreante e o veterano de guerra: Melhor ator e Melhor atriz

 

            Interessante está sendo observar as categorias de melhor ator e atriz. Enquanto o veterano Daniel Day-Lewis já se prepara para subir no palco e receber, pela terceira vez, a estatueta do Oscar, uma intrincada disputa acontece entre as atrizes aspirantes à primeira estatueta. A francesa Emanuelle Riva interpretou de maneira impecável cada traço de sua personagem Anne – quiçá a personagem mais complexa das cinco concorrentes. Jennifer Lawrence, a atual queridinha da América e a mais premiada até então, é outra forte candidata. Jessica Chastain faturou o Globo de Ouro de melhor atriz, pela sua personagem Maya, uma obstinada perseguidora de Osama Bin Laden. Na ala masculina, o único concorrente à altura de Lewis é, sem dúvida, o polêmico e talentoso Joaquin Phoenix, que, em “O Mestre”, interpreta um dos personagens mais viscerais do cinema. Mas... Tem um Day-Lewis “Lincoln” em seu caminho.

 

Indicados: Melhor ator

Daniel Day-Lewis - Lincoln (Bafta, Critic Awards, Globo de Ouro, SAG, New York Films Critics Circle Awards, Boston Society of Film Critics, Online Film Critics Society, National Society of Film Critics, Dallas Fort Worth Critics, Kansas City Film Critics Circle, Chicago Film Critics, San Diego Film Critics Society e Las Vegas Film Critic Awards)

Denzel Washington – O Voo

Bradley Cooper - O Lado Bom da Vida (Satellite Awards melhor ator e National Board of Review melhor ator)

Hugh Jackman - Os Miseráveis (Globo de Ouro melhor ator musical/comédia)

Joaquin Phoenix - O Mestre (Festival de Veneza e London Film Critics Circle melhor ator)

 
 
 
(Joaquin Phoenix)
 
 

Indicados: Melhor atriz

Emmanuellle Riva - Amor (Bafta, European Film Awards melhor atriz, Boston Society of Film Critics, National Society of Film Critics, London Film Critics Circle, e San Francisco Film Critics Circle)

Quvenzhané Wallis - Indomável sonhadora (Critic Awards como melhor ator/atriz jovem, National Board of Review como melhor atriz revelação e Chicago Film Critics como atriz revelação)

Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida (Critic Awards melhor atriz comédia, Globo de Ouro melhor atriz musical/comédia, SAG e Satellite Awards melhor atriz, Kansas City Film Critics Circle, Las Vegas Film Critics Awards e Los Angeles Film Critics).

Jessica Chastain - A Hora Mais Escura (Critic Awards, Globo de Ouro, Online Film Critics Society, National Board of Review melhor atriz, Dallas Fort Worth Critics e Chicago Film Critics)

Naomi Watts – O Impossível

 
 
(Naomi Watts)
 
 

Os coadjuvantes

 

            Eu não diria, por exemplo, que Christoph Waltz tenha sido coadjuvante em “Django Livre”. Waltz levou, há dois anos, sob a batuta do mesmo diretor, Tarantino, o Oscar de ator coadjuvante, pelo filme “Bastardos Inglórios”. Seu papel em “Django”, não fosse pela burocrática ficha do filme, seria de protagonista. Tommy Lee Jones, outro ator experiente, desponta, ao lado de Waltz e Seymour Hoffman, como favorito. Sua atuação foi considerada por muitos americanos, inclusive, melhor do que a de Daniel Day-Lewis em “Lincoln”. Já entre as atrizes, Anne Hathaway provavelmente e, finalmente, será reconhecida pela sua competente carreira. Foram apenas 15 minutos em “Os Miseráveis”; tempo suficiente para lhe render, até então, todas as prévias do Oscar. Há de se destacar também a atuação marcante de Helen Hunt em “As Sessões”.

 

Indicados: Melhor ator coadjuvante

Christoph Waltz - Django Livre (Bafta, Globo de Ouro e San Diego Film Critics Society)

Alan Arkin - Argo

Robert de Niro – O lado bom da vida

Philip Seymour Hoffman - O Mestre (Critic Awards, Festival de Veneza, Online Film Critics Society, London Film Critics Circle, Kansas City Film Critics Circle, Chicago Film Critics e Toronto Film Critics Association)

Tommy Lee Jones - Lincoln (SAG, Dallas Fort Worth Critics, San Francisco Film Critics Circle e  Las Vegas Film Critics Awards)
 
 
(Tommy Lee Jones) 



Indicados: Melhor atriz coadjuvante

Anne Hathaway - Os Miseráveis (Bafta, Critic Awards, Globo de Ouro, SAG, Satellite Awards, Online Film Critics Society, London Film Critics Circle, Kansas City Film Critics Circle e Las Vegas Film Critics Awards)

Amy Adams - O Mestre (National Society of Film Critics, Chicago Film Critics e Los Angeles Film Critics)

Sally Field - Lincoln  (New York Films Critics Circle Awards e Boston Society of Film Critics e Dallas Fort Worth Critics)

Jacki Weaver – O lado bom da vida

Helen Hunt - As Sessões (San Francisco Film Critics Circle)


 
(Helen Hunt)


Melhor documentário

Searching for Sugar Man (Bafta, Director Guild Awards, PGA e National Board of Review)
5 broken cameras
The gatekeepers (National Society of Film Critics como melhor filme de não-ficção e Los Angeles Film Critics)
How to survive a plague (Gotham Independent Film Awards de melhor documentário, New York Films Critics Circle Awards e Boston Society of Film Critics)

The invisible war (Chicago Film Critics e San Diego Film Critics Society)

 

Melhor filme em língua não-inglesa

Amor (Áustria) (Bafta, Critic Awards, Palma de Ouro em Cannes como Melhor Filme do ano, New York Films Critics Circle Awards, National Board of Review, Boston Society of Film Critics, Dallas Fort Worth Critics, Kansas City Film Critics Circle, Toronto Film Critics Association, San Francisco Film Critics Circle e Las Vegas Film Critics Awards)

Kon-Tiki (Coréia do Sul)

O Amante da Rainha (Dinamarca) (Festival de Berlim como Melhor Argumento)

No (Chile)

A Feiticeira de Guerra (Canadá)

 

Melhor roteiro original

Quentin Tarantino - Django Livre (Bafta, Critic Awards e Globo de Ouro)

Michael Haneke - Amor

John Gatins – O Voo

Wes Anderson, Roman Coppola - Moonrise Kingdom

Mark Boal - A Hora Mais Escura (Satellite Awards, Chicago Film Critics e San Francisco Film Critics Circle)

 

Melhor roteiro adaptado

David O. Russell - O Lado Bom da Vida (Bafta e National Board of Review)

Chris Terrio - Argo  (Online Film Critics Society, Kansas City Film Critics Circle, San Diego Film Critics Society e Los Angeles Film Critics)

Lucy Alibar, Benh Zeitlin - Indomável Sonhadora

David Magee - As Aventuras de Pi (Satellite Awards)

Tony Kushner - Lincoln (Critic Awards, New York Films Critics Circle Awards e Boston Society of Film Critics, Chicago Film Critics e San Francisco Film Critics Circle)

 

Melhor design de produção


Anna Karenina (Critic Awards e Art Directors Guild como direção de arte para filme de época)

As Aventuras de Pi (Art Directors Guild como direção de arte para filme de fantasia)



 

Melhores efeitos visuais

As Aventuras de Pi (Bafta, Critic Awards e London Film Critics Circle e  Las Vegas Film Critics Awards)




 

Melhor trilha sonora original

John Williams – Lincoln (Critic Award)

Mychael Danna – As Aventuras de Pi (Globo de Ouro, Las Vegas Film Critics Awards)

Thomas Newman – 007 Operação Skyfall (Bafta)

Alexandre Desplat – Argo (Satellite Awards)

Dario Marinelli – Anna Karenina

 

Melhor canção original

 

"Before my time", de "Chasing ice" – J. Ralph (música e letra)
"Everybody needs a best friend", de "Ted" – Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra)
"Pi's lullaby", de "As aventuras de Pi" – Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra)
"Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele (música e letra) (Critic Awards, Globo de Ouro e Las Vegas Film Critics Awards)
"Suddenly", de "Os miseráveis" – Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain Boublil (letra) (Satellite Awards)

 

Melhor fotografia

As Aventuras de Pi (Bafta e Critic Award, Satellite Awards, San Francisco Film Critics Circle, San Diego Film Critics Society e Las Vegas Film Critics Awards)


Django Livre


007 - Operação Skyfall (Online Film Critics Society e Los Angeles Film Critics)

 

Melhor edição

Argo (Bafta, San Francisco Film Critics Circle e San Diego Film Critics Society)

O Lado bom da vida (Satellite Awards)



A Hora Mais Escura (Critic Awards e Boston Society of Film Critics, Chicago Film Critics, Las Vegas Film Critics Awards e Los Angeles Film Critics)

 

Melhor Edição de Som

Argo


A Hora mais escura



 

Obs: “Os Miseráveis”, que não foi indicado nesta categoria no Oscar, foi o vencedor do BAFTA e do SATELLITE AWARDS.

 

Melhor longa animado

Valente (Bafta e Globo de Ouro)

Frankenweenie  (New York Films Critics Circle Awards e Boston Society of Film Critics, Kansas City Film Critics Circle e Los Angeles Film Critics)

ParaNorman (Online Film Critics Society, Chicago Film Critics, Toronto Film Critics Association, San Francisco Film Critics Circle, San Diego Film Critics Society e Las Vegas Film Critics Awards)

Detona Ralph (Critic Awards, PGA, Annie Awards de melhor filme de animação e National Board of Review)

Piratas Pirados!

 

Melhor maquiagem e cabelo




 

Melhor figurino

Anna Karenina (Bafta, Critic Awards e Las Vegas Film Critics Awards)

Espelho, espelho meu




 

            E então? Quem serão os sortudos do Academy Awards 2013? Devemos confiar nas prévias? Façam as suas apostas! Aproveito o ensejo para recomendar o Bolão do Oscar 2013, organizado por mim, no blog Autores S/A. Acessem: http://autoressa.blogspot.com e fiquem por dentro dessa novidade que vem mobilizando muitos fãs da Sétima Arte. E, no dia 24 de fevereiro, não percam: cerimônia do Oscar, com direito a homenagem aos 50 anos de James Bond.

            Até a próxima!

 

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3 comentários:

Excelente prévia do Oscar Lohan, embora te consideres apenas um especulador. kkkk
Teus comentários condizem muito com o que penso sobre as possibilidades dos ganhadores, embora não tenha assistido a todos os filmes.
Espero que Prometheus saia com uma premiação e que Anna Karenina também, no que tange ao quesito figurinos. Se essa produção não ganhar nesta categoria, começarei a duvidar de meu pretenso conhecimento como cinéfila. kkk
Muito bom artigo. Parabéns.

Obrigado, cara Adriane!
Sim, sou um especulador de carteirinha, rs. Eu ainda não assisti a Prometheus. Quanto a Anna Karenina, concordo com você totalmente.

Continue nos acompanhando por aqui, grande abraço!
Lohan

Excelente analise sobre os indicados, Lohan. Parabens pelo texto.

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