Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

sábado, 2 de janeiro de 2010

C'A FÉ



Estou aqui, só. Como sempre, depois de um dia de cão, lavando, varrendo e esfregando, lá vou eu pra cozinha, fazer café pro maridinho que chega já já do serviço. Tadinho do meu homem, sofre tanto na mão do Seu Nogueira. Ô, velho ruim! Não deve dar conta da mulher e fica descontando nos empregados. Um pau-murcho frustrado, isso sim! Tenho tanta dó do meu Gil. Fico triste só quando ele chega nervoso. Toma o cafezinho sem nem me olhar na cara, nem um sorriso, um “brigado meu amor”. Tudo bem que, às vezes, até me bate, mas quando é assim, já sei que o Seu Nogueira aprontou alguma. E outra: nem dói tanto. Por isso, faço o café com gosto. E o Gil adora.

Nossa, a água já tá fervendo! Fogão antigo é outra coisa. Eu não gosto de café assim, muito forte, mas o Gil só toma desse jeito. Três colheres cheias pra pouca água. E bem doce. Parece uma formiga, o meu homem. Lindo... Olha como esse filtro segura o pó! Bom era coador de pano. Mas, o Gil fica com bobeira de que é nojento e tira o gosto e não sei que mais. Tomei café assim a vida toda e tô vivinha até hoje. Besteira, viu. Tem hora que fico louca com essas coisas.

Delícia! Adoro cheiro de café fresquinho. Lembro da minha terra, quando eu era menina. Aquilo que era felicidade. Só brincar, nenhuma preocupação. Saudade... Pronto. Agora, vamos experimentar. Argh, horrível! Como que esse homem pode gostar disto? Credo, parece óleo queimado. Mas, o aroma ainda é gostoso. Não sei por que esse cheiro me lembra o Gil quando era mais novo. Naquela época, as coisas eram difíceis, mas ele nunca me negava um sorriso.

Parece que chegou. É, é ele sim. Conheço o barulho do portão. Ai, essa batida da porta já diz tudo. O traste do Seu Nogueira deve ter broxado com a mulher de novo. E eu é que sofro aqui! Gil, seu... Tá trocando de roupa, já já vem tomar o cafezinho que a mulherzinha fez. Deixa eu ir pondo no copinho de vidro porque ele só toma assim. Uma vez que usei xícara, quase quebrou na minha cara. Nossa, um pingo bem dentro do copo! É do meu rosto. Por que eu tô chorando? Pára, mulher idiota, o café vai esfriar. Antes de levar pra ele, só mais uma coisa, um novo ingrediente com muito amor e carinho. Disseram que uma gotinha já era o suficiente. Vou por um pouco a mais pra garantir. Prontinho, hoje é todo especial... Oi, meu amor, seu café tá pronto.

Share




0 comentários:

Postar um comentário