Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

meta( )poética

                                  (disparei o cronômetro)

este poema iniciou há vinte minutos
porque precisei
antes de escrevê-lo
fazer alguns cálculos
                                   (sou péssimo para contas de cabeça)

calculei todos os gastos para que tu
estejas diante desse poema

                                   (até agora já se passaram três minutos
                                   desde o disparo)

para estar sentado em meu colchão
usando meu notebook

                                   itens que não considero mais para a contabilidade
                                   já se incorporaram a mim

meu corpo levou trinta e três anos
três meses
catorze dias e dezoito horas
                                   (dezenove ao fim do poema)
para estar em condições de estar aqui

                                   (uma pausa)

estar aqui e agora escrevendo um poema custa-me

                                   (aluguel
                                   condomínio
                                   energia elétrica
                                   internet
                                   livros de poesia e
                                   litros de álcool)

quase dois centavos por minuto

                                   (nova pausa
                                  
                                   ela fala que vai a porto alegre
                                   para um congresso
                                   ficará lá quatro dias
                                  
                                   retomo o cronômetro)
                                  
há pouco tempo eu recebia um salário do comércio
recebo agora uma bolsa de estudos
dum órgão de apoio a pesquisadores
vinculado ao governo federal

ganho três centavos e meio por minuto para estudar poesia
dinheiro                      (prefiro acreditar)
bem investido
dos impostos do contribuinte
goste ele ou não de poesia

                                   (abre parênteses

                                   eu conto todos os minutos do dia
                                   porque ganho inclusive para sonhar
                                   que estou escrevendo artigos científicos
                                   sobre poesia

                                   eu deveria
                                   nesse momento meu dever seria        escrever
                                   um artigo científico sobre                  um poema
                                   pra um seminário ou congresso ou simpósio 
                                                                                              sobre poesia

                                   mas parei para                                    escrever
                                                                                              um poema
                                                                                              sobre poesia

                                   fecha parênteses)


fazendo as contas
este poema levou
para ser escrito
revisado                      (reescrito em boa parte)
cerca de duas horas


                                   (ela chama minha atenção para qual seria a possível
                                   e ingrata profissão de william shakespeare
                                   no século vinte e um
                                   diz que ele tem cara de trabalhador do comércio
                                   ou de prestador de serviços

                                   eu digo que estou escrevendo um poema

                                   ela pede desculpas)

a mim
depois de duas horas
custou dois reais e trinta e dois centavos

aos cofres públicos
abastecidos pelos impostos
                                    (os teus impostos
                                   caro contribuinte
                                   pelo que sou muito grato)
esse mesmo tempo custou
quatro reais e dez centavos

fiquei com um real e setenta e oito centavos de troco

esse  um real e setenta e oito centavos
                                   (ganhos desonestamente com poesia
                                   em vez de artigos científicos)
correspondem aos cinco doze avos que eu mesmo pago
em impostos

resultado

nem eu
nem tu
                                   (nem ela
                                   que adormeceu me esperando para dormir)

                                   (nem meu vizinho
                                   que tosse para mostrar que está acordado
                                   por causa do ruído intermitente do teclado
                                   que escapa dia e noite do meu apartamento)

ganhamos nada
já está incalculável
o prejuízo de nossa convivência





__________________________________________


Poema submetido à seleção da segunda fase do concurso do site Autores S/A
Desclassificado, infelizmente. 

Share




2 comentários:

Pena a desclassificação. Porque, como sempre (ultimamente) é de uma grande genuinidade. Ou honestidade. Mais exposto não se pode estar.

Muito, mas muito bom! Então, deixo esta ideia: nunca se perde um concurso. Ainda que não tenha didi classificado, vc ganhou o poema... Quando classificamos, ganhamos o pleito! Quando não, simplesmente deixamos de vencer, jamais uma perda.Este poema possui a etiqueta de... vencedor!

Postar um comentário