Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

domingo, 4 de agosto de 2013

Elias


Acabo de comprar a casa. Está em bom estado; são cem metros quadrados, que comportam um quarto e sala, cozinha e dois banheiros, além de uma garagem. É uma casa antiga, mas o último morador já havia incorporado as modernidades digitais. Mal pude acreditar ao vê-la à venda. 

O último morador apresenta-me a ele. Anuncia isso com solenidade, como um troféu. Em seguida, despede-se de mim, agradece pelo meu interesse - e minha transferência bancária -, deseja-me felicidades e parte. Ficamos a sós, no meio do pátio.

Ele me olha desconfiado. Foi morador da casa. Digo-lhe que sei disso, e que essa é a razão pela qual comprei o imóvel. Não parece acreditar no que eu digo, muito menos no meu interesse pela casa. Asseguro-lhe que nossa família comemorou o seu feito, mas ele definitivamente não acredita na minha história. Pergunta mais uma vez de onde venho, e minha resposta apenas aumenta sua descrença.

A rua diante do portão de nosso pátio era coberta de pó e sonolenta, diz. Procuro umas galinhas, mas não as vejo, nem ninguém gritando kako! Diz que não podia brincar na rua, já que o pátio interno era muito grande, e ele apenas ouvia seu cacarejar. A cidade, hoje, com seus 150 mil habitantes, não é o lugar provável para se ouvir galinhas pelas ruas.

Acredito, mas fico espantado – se ele não podia brincar na rua, o que dizer de hoje? Ele aponta para o lado, onde ficava a loja do avô. O avô se gabava de falar dezessete línguas, e digo-lhe que minha avó falava pelo menos quatro. Concluímos que isso só poderia ser algo notável sob a perspectiva de quem vive numa parte do globo dominada por duas línguas. Ele parece definitivamente não levar a sério o novo mundo. 

Lembro-lhe de quando soube de sua existência. Faz mais de trinta anos. Estávamos na casa da minha tia, e ele era o assunto da tarde. Não entendia exatamente a razão deste súbito interesse por um desconhecido, mas logo me disseram que era um parente.

Um parente que não tinha o meu sobrenome - mas o do marido da minha tia. Tudo bem, mas desde aquela época duvidava que o premiado tivesse a mais vaga ideia a respeito da existência de parentes brasileiros. Ainda não achava que o Brasil fosse o fim do mundo; hoje sei que não faz sentido discutir com ele quem é que morava no fim do mundo. 

Ele sorri, está achando tudo isso muito engraçado. Digo-lhe que desde aquela tarde passei a me interessar por ele. É ridículo, ele diz, você só tinha oito anos. É verdade, respondo, mas lembro que naquela época li as duas primeiras páginas de seu romance, onde o dono de uma imensa biblioteca conversa com um menino curioso, que dizia gostar imensamente de ler. Ele fecha a cara e diz que o tal prêmio de que tanto falo foi um grande transtorno para ele, e que eu devo ser meio idiota para achar que isso pode ser algo positivo para uma pessoa ocupada.

Pergunta-me exatamente o que pretendo fazer com a casa. Digo-lhe que não vou morar lá. Ele me alerta que sou péssimo negociante e que minha compra não fazia o menor sentido, mesmo para ele. Es de buena familia, diz. Despedimo-nos.

No dia seguinte pego o trem para Sofia e volto ao Brasil. Ninguém aqui entendeu o que eu fui fazer lá. Anuncio minha compra, e digo que não fui à Bulgária procurar pelo Campos de Carvalho. Ele organizou a expedição que demonstrou, para os brasileiros, que a Bulgária existia. Também não fiz nenhuma pesquisa de campo para o Palácio do Planalto. Digo que é um investimento promissor mas não convenço ninguém - nem a mim. Afinal, foi uma pechincha: por menos de duzentos mil euros comprei a casa onde viveu a família de Elias Canetti, na rua Slavyanka, na cidade de Ruse. Pergunto-me também o que vou fazer com isso. É um local visitado por turistas, e vou ver se consigo aproveitar isso de alguma forma. Ou quem sabe passar uma temporada por lá.

Meus amigos investem em apartamentos na Florida. Eu compro casas em Ruse.

Share


Fabio Bensoussan
Nasceu no Rio de Janeiro (1973) e hoje mora em Belo Horizonte, com sua esposa e os dois filhos. É procurador da Fazenda Nacional e recentemente começou a escrever contos e a traduzir textos literários.
todo dia 04