Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Resenha: série 'Mundo em Caos'

Livros de ficção têm a intenção primeira de entreter, e sou defensora ferrenha do direito de mergulhar numa boa história simplesmente pelo prazer de passar horas e horas “viajando” por mundos, emoções e intrigas imaginários. Feito esse registro, é sempre uma grata surpresa quando uma obra lida apenas porque prometia ter uma boa história traz algo mais.

É o caso de uma série que acabei de ler recentemente. Não gosto muito de usar a palavra “trilogia”, pois nos últimos tempos ela se tornou lugar-comum, quase sinônimo de best-seller instantâneo, o que nem sempre é um elogio. Mas a série Mundo em Caos, do norte-americano Patrick Ness – não tão difundida aqui no Brasil, mas com mais de 1 milhão de cópias vendidas mundo afora –, destaca-se não apenas por contar uma boa história, mas por fazer pensar. E muito.

Os livros têm títulos simples: O Motivo, A Missão e A Guerra. No livro 1, somos apresentados a Todd Hewitt, um garoto prestes a completar 13 anos e, segundo a tradição local, tornar-se um homem. Ele vive em uma cidade em que todos escutam os pensamentos uns dos outros, num constante “ruído”. E aí vem a primeira reflexão: imagine como seria se você pudesse ouvir o que o colega ao lado pensa, o tempo todo, sem poder “desligar” isso. E como seria se os outros pudessem ouvir o que você pensa, inclusive deles? Quantas confusões, quantos desentendimentos ocorreriam?

Outra peculiaridade do mundo de Todd é que ele é formado só por homens. Sua mãe e todas as outras mulheres foram dizimadas pelo mesmo vírus que instalou o ruído nos homens. Ao menos foi nisso que ele sempre acreditou. Até que um dia, na floresta, ele encontra Viola, uma menina, e descobre que mesmo em seu mundo existem segredos. A partir daí, o ritmo da narrativa se acelera, mostrando que nada é o que parece e levando os dois protagonistas a situações (e decisões) extremas.

Claro que não posso contar aqui o que acontece, para não estragar a surpresa para quem quiser ler os livros. Porém, como o título do último volume entrega, haverá uma grande guerra, e nela muitos valores serão colocados à prova. Perpassando os três livros, muitos conflitos e questionamentos, como até que ponto pode ir a disputa pelo poder, a rivalidade entre homens e mulheres e o desejo de vingança, ou quais as consequências dos nossos atos. Tudo em meio ao calor da história, sem deslizes para o doutrinamento. Um texto que, embora construído para o público juvenil, vale a leitura também por adultos.

Share


Maristela Scheuer Deves
Jornalista por formação e escritora por vocação. Atua como editora assistente de Variedades no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul/RS, em cujo site também mantém o blog Palavra Escrita, voltado ao mundo dos livros. Escreve desde que consegue se lembrar, e atualmente prepara para publicação seu terceiro livro, o infantil "Os Deliciosos Biscoitos de Oma Guerta", contemplado pelo Financiarte. De sua autoria, já estão nas livrarias o romance policial "A Culpa é dos Teus Pais" e o infanto-juvenil "O Caso do Buraco".
todo dia 19