Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

sábado, 12 de março de 2016

O menino que não lia

Olá, amigos!
Hoje resolvi compartilhar com vocês um poema infantil, "O menino que não lia", o qual eu escrevi faz tempo, a uns nove ou dez anos atrás. Essa semana meu HD pifou, perdi muita coisa, infelizmente, e agora estou no processo de “resgate” de backups pelo e-mail. Foi aí que me deparei com esse poema, lá na velha guarda da minha caixa de entrada (rs). Sem mais delongas, boa leitura!

(Por Lohan Lage Pignone)

O menino que não lia não sabia
O que era magia.
Ele apenas ria, sem nem saber o que era
Alegria.
Inventava dores, compromissos, até miopia!
E não lia.
Pobre menino...
Tornou-se um rapaz de leiga
Sabedoria.
Pouco entendia o que via, o que ouvia...
Na roda de amigos, demonstrava uma compassiva
Apatia.
Não notava os flertes da Maria,
Quem dirá o sentido da ironia!
Tudo isso porque não lia.
Cresceu um rapaz com pouca instrução
Trabalho modesto, futuro com ponto de interrogação.
Vá lá se tivesse uma mansão, mesmo assim, não perceberia
a complexidade da palavra coração.
Uma vez por ano, viajava o homem que não lia
Quando, mesmo sem sair de casa, poderia viajar
Todo o dia.
A passagem para a leitura é gratuita e dessa esmola
Nem o santo desconfia.
Mas aquele homem pagava caro, nem um livro
Abria.
Viveu por toda a vida sem saber o significado
Da palavra magia.
Pois foi um menino, um rapaz, por fim, um homem
Que não lia.


Share




0 comentários:

Postar um comentário