Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 15 de março de 2017

em memória de muitas Marias

quando te disse: vamos comprar casa
nessa altura, eu sabia que podiamos pagar a prestação
pagavamo-la como se fosse renda
e tu sabes, mãe, que nunca mais houve casas arrendadas, que nunca mais se viram escritos nas janelas como era no tempo em que vivíamos em casas alugadas, que vivemos sempre em casas de aluguer e o pai dizia: está para alugar uma casa com um belo quintal, e se nos mudássemos?
eram outros tempos, sei
mas, hoje, onde moraríamos, interrogava-me
em tua casa seria impossível que era pequenina: o pai nunca alugou a casa com o quintalão que talvez tu o tenhas avisado: tem cuidado!
mas hoje eram outros tempos e anunciavam facilidades
que comprássemos, que nos concediam empréstimos com juros baixos
que, diziam, o mercado imobiliário necessitava desse impulso
e tu, dizias-me, sábia: Maria do Rosário, tem cuidado!
e eu a seguir os teus conselhos, nunca usufrui de pagamentos além do ordenado, nem dos cartões de crédito que vozes simpáticas ofereciam em telefonemas constantes
a oferecerem ilusões, assim me dizias, mãe
juros, e mais juros, para enriquecer os poltrões, avisavas-me
que tu tinhas a sabedoria de quem nem tinha tido sapatos com que saísse à rua
mas se não pedíssemos ao banco como poderíamos ter casa 
como faríamos sem o empréstimo, perguntava-me
onde, de outro modo, viveríamos com as crianças quando a senhoria do apartamento de duas assoalhadas disse: ou pagam uma renda actualizada, ou são despejados
e eu sorri-me do termo
alugáramos na condição de sairmos, mal ela precisasse: alugo sem contrato, repetiu, quando lhe fomos falar, estava eu grávida do primeiro, ainda estávamos casados e felizes, eu e o pai deles
ainda ganhávamos, um e outro, ordenados de doutores, assim diziam  as vozes
a prestação do empréstimo ficaria um pouco alta, mas a casa seria nossa
e decidimos
tínhamos, ao tempo, dois subsídios e aumentos de ordenado regulares; vivíamos, até, com algum desafogo: os meninos na escola e na música e no desporto
fazíamos, até, férias, curtinhas e em hotéis baratos ou acampando, e tínhamos um carro, cada um, mas nunca um carro novo
depois, tudo foi acontecendo
e nem sei como, e nem percebi porquê, deixaram de telefonar a oferecer o mundo a crédito, deixaram de dizer: “compre agora, pague depois”
e os telefonemas tornaram-se avisos de vozes agressivas a avisar que tinha terminado, há dois dias, o prazo
e os media anunciavam o princípio da poupança e denegriam os seus violadores
e o que mais se ouvia era falar em penhoras de ordenados
tu terias dito, mãe: é o lucro, o visado, Maria do Rosário, o lucro e não o bem da gente
e terias acrescentado: toma cuidado!
mas tudo foi acontecendo, mãe
e fui pagando, tantas vezes nem podendo, sobretudo depois que o pai deles partiu sem nem dizer adeus e o tribunal nunca mais decide uma pensão, e eu sozinha a pagar tudo e desde há quase um ano o meu desemprego…já fiz limpezas, e dê explicações e fiz aquela receita de rissóis que me ensinaste, mas, ainda assim, é escasso o mercado…muitas vezes, não deu para a prestação…mal dava para que os meninos não passassem fome e, ainda assim, cheguei a pedir e ouvi, mãe, aquele: tenha paciência, hoje não posso, o ladainhar de quem não sabe que há quem não tenha mesmo nada
tu tinhas-me dito, mãe, tu tinhas-me contado, mas eu nunca tinha vivido
de que culpa me acusam é o que, hoje, me pergunto
se terei sido eu que não segui os teus conselhos
se terei sido eu que errei, que não tive o cuidado de que fui avisada
vão retirar-me tudo, mãe
que, dizem, o recheio é também penhora 



leiam aqui 

Share




0 comentários:

Postar um comentário