Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 3 de julho de 2014

FATHER, FORGIVE ME

A tristeza me assola, com seu chiado estranhamente cheio de cadência, como os açoites da chibata que cobria os corpos dos escravos: 40 golpes, menos um. Era o que se considerava suportável.

Soa-me inverossímil quando ouço falarem que um corpo aguenta mais do que essa quantidade de flagelos. No entanto, certamente sim.

No rádio, a música antiga alcança o conhecido refrão: "Father, forgive me". E eu o pedi tantas vezes que acredito que a expiação já foi suficiente e o perdão amplamente concedido.

Mesmo assim, na minha mente ressoa:

"Mea culpa
Mea culpa
Mea maxima culpa".

A chibata bate mais uma vez nos meus costados. O sangue corre e a tristeza não passa.

Ergo-me do piso frio onde estive de joelhos por um século. Lavo os vergões e cubro meu tórax com a toga preta, que ocultará a vergonha de ter feito as duras escolhas que me conduziram até aqui.

Os refrões se repetem mais uma vez. A culpa me persegue na estrada. Não há uma face transmudada pela beatificação, pois nunca me foi pedido tal sacrifício.

E por sobre este rosto cansado visto a máscara da força e destemor. Enquanto isso a alma verga, embora ninguém tenha me obrigado a aceitar tão prontamente os papéis de juiz, júri, condenado e executor.

Share