Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Livre, finalmente!


Senti desde muito novo uma grande preocupação pela liberdade de ação, a minha, claro está. Ainda mal andava e já me incomodava ouvir proibições ou, pior ainda, orientações para o que podia ou devia fazer. Era até quase certo fazer exatamente o oposto do que me pediam que fizesse, apesar de as consequências serem geralmente más.
Recordo ainda claramente a primeira vez que exerci o meu direito de decidir por mim. A minha mãe tinha-me sentado no balcão da cozinha, a uma distância considerável do fogão, claro, dizendo-me claramente que não saísse dali e que não tocasse em nada. Palavras fatais! Mal virou costas gatinhei logo balcão fora a todo o gás para tocar na panela que começara a ferver. Escusado será dizer que o resultado não foi nada bom para mim!
Durante a infância e boa parte da adolescência a situação manteve-se assim, recusa total em aceitar conselhos ou ordens e, paralelamente, fazer exatamente o contrário do que me tentavam proibir. Tornara-se até uma espécie de obsessão, não me limitava a reagir aos acontecimentos, procurava ativamente que me dessem orientações e proibições pelo puro prazer de as ignorar e transgredir. Foi o período mais feliz da minha vida, sentia-me totalmente livre, talvez até a única pessoa livre do mundo.
Os problemas começaram quando entrei para a universidade. Como familiares e amigos me tinham aconselhado — a meu pedido, claro — um curso mais prático e com boas saídas profissionais, como informática ou medicina, escolhi filosofia por me parecer a opção mais oposta entre as que me eram oferecidas, nem prático nem útil em termos de carreira futura, uma vez que não tinha a menor intenção de me dedicar ao ensino.
Mas as coisas começaram a correr mal logo nos primeiros dias. Por muito que tentasse — e acreditem, esforcei-me ao máximo, a ponto de me chamarem o Sr. Intervenções! — nunca conseguia que professores ou colegas se comprometessem com uma opinião para poder então escolher a oposta. Nunca havia factos, se alguém citava uma fonte, logo meia dúzia de vozes se erguiam a citar outras diferentes ou opostas. Um verdadeiro pesadelo!
Nem sei como consegui sobreviver ao primeiro ano letivo, penso que não tive um único momento de felicidade exceto nos poucos dias de férias de Natal e Páscoa que decidi passar em casa para poder voltar à minha rotina. O verão chegou mesmo na altura certa, não sei se resistiria a mais uma semana daquele ambiente profundamente perturbador para alguém como eu. Nem imaginam o prazer que foi voltar à companhia de familiares e conhecidos, todos muito opinativos e que me proporcionavam dezenas de ocasiões diárias para exercer a minha liberdade de dizer e fazer o contrário.
Só voltei para o segundo ano da faculdade porque todos esperavam que não o fizesse. E por uma vez na vida, devia tê-los escutado.
Nem de propósito, um dos primeiros assuntos a vir à baila no início do ano letivo foi o tema da liberdade. Já não recordo o que foi dito, mas houve uma pergunta de um colega — amaldiçoado seja para sempre! — que me marcou profundamente. Foi simplesmente esta:
“Ao fazermos o que nos é proibido não estaremos a deixar-nos controlar por quem fez a proibição?”
Na altura, a pergunta até passou despercebida, como muitas outras, aliás, naquelas aulas de discussão livre. Infelizmente, eu tinha-a ouvido e nos dias que se seguiram não conseguia pensar noutra coisa. Afetou-me tipo sismo de grau 9 na escala Richter ou como aquele tsunami do dia após o Natal. Toda a minha existência, todo o meu conceito de liberdade tinham como pedra angular o critério de fazer o oposto do que me diziam. Mas quanto mais pensava no assunto, mais via que aquele colega maldito tinha razão, eu fora sempre controlado pelos outros e a minha tão gabada liberdade resumia-se a uma mão cheia de nada.
Profundamente deprimido, deixei de ir às aulas, fechava-me no quarto alugado saindo apenas de vez em quando para arranjar alguns mantimentos que fazia durar o mais possível. Quando a bolsa me foi retirada por incumprimento escolar e o dinheiro acabou, comecei a fazer pequenos roubos para me sustentar uma vez que a ideia de voltar para casa naquele estado me enchia de pavor, o pavor de não saber como reagir ou que dizer quando surgissem os inevitáveis conselhos e sugestões sobre o que fazer a seguir. Acabei inevitavelmente por ser preso e condenado.
Os primeiros dias na cadeia devolveram-me um pequeno grau de felicidade, com poucas opções não se punha muitas vezes o dilema de fazer o que me mandavam — coartando assim a minha liberdade — ou de fazer o oposto, com o mesmo resultado de acordo com o tal colega. Mas isso pouco durou, era uma cadeia de baixa segurança e entre presos e guardas enfrentava diariamente vários atentados à minha liberdade.
Mesmo assim, sempre era melhor que a vida lá fora. Infelizmente, o meu crime não fora grave e a pena curta a que fora condenado em breve terminaria, lançando-me de novo nas agruras de uma vida repleta de decisões. Voltou a depressão, que nunca tinha desaparecido totalmente, e só não passava os dias enfiado na cama porque não podia. Sabia ao segundo o tempo que me restava naquele santuário, imperfeito, é certo, mas bem melhor do que a alternativa.
Até que tive uma ideia brilhante. Ataquei ferozmente dois guardas e num novo julgamento fui condenado a uma pena bem mais severa e enviado para uma prisão de alta segurança e com regras bem mais rígidas. Durante uns tempos as coisas melhoraram, mas o peso da meia dúzia de decisões que tinha de tomar diariamente começou a ser esmagador. Repeti pois a dose, atacando desta vez um dos outros presos.
Estou agora em solitária, ou o que passa por ela neste país de brandos costumes. Fico simplesmente fechado na cela a maior parte do tempo, com apenas uma hora diária de passeio solitário no pátio e uma ida ao banho. Vejo apenas os guardas que me acompanham nessas saídas e os que me trazem o indispensável à cela e não falo com ninguém. A comida é-me simplesmente trazida, sem opções, e sei que se não a comer, azar, passo fome até à refeição seguinte. Não há horas certas para dormir ou fazer seja o que for e como estou proibido de ter visitas nem sequer tenho de decidir se as quero ou não ver, Enfim, passo dias a fio sem enfrentar um único dilema, acatar ou ser contra.
Estou livre, finalmente!

Luísa Lopes
Imagem de Tumisu por Pixabay

Share




0 comentários:

Postar um comentário