Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 2 de agosto de 2012



Pontual

Fui criada para ponto
Ponto em cruz
Ponto de bala
Cozinha e costura: relógio de ponto
E eu me mantinha trancada.

Um dia ouvi um ponto
Ponto riscado
Ponto cantado
E a pomba marcou ponto na minha vida-encruzilhada.

Hoje não dou ponto sem nó
E, botando os pontos nos ii,
Ponho o ponto final.
Saio bem tarde
Camuflando a cicatriz dos pontos que levei.
Vou pra vida
Vou pra esquina
Onde à noite faço ponto.



Filhas de Eva


De Eva sou filha
Sou filha da vida
Trazendo nas mãos 
A linha bandida.
Sem grana pro esmalte
Temendo que falte
Um tempo pro filho.
Mas sofro e resisto
Joelho no milho
Clausura, tortura,
À fêmea  que salte 
Mais alto que o macho
Que voe acima
Que negue o capacho.

De Eva sou filha
E dela herdei 
O lado cadela,
O fardo-costela,
A louça, a família,
Destino de filha
Lembrando, perene,
O delito solene
O odor de maçã.

Sou filha de Eva
Maldita e expulsa
Que causa repulsa
Nos patriarcais.
E peço meus sais,
Meus cremes, meus ais,
Frescuras, tonturas,
De fêmea ferida.

De Eva sou filha
De um Éden perdido
Lugar sem retorno.
Mas olho em torno
E sigo em frente
Não baixo meus olhos
Recuso antolhos
C’um meio sorriso.
E danço e blasfemo
No meu Paraíso
Que envolve prazer
Que traz uma cica
Sabor acridoce
Da gana da vida.



Share


Tatiana Alves
Tatiana Alves é poeta, contista e ensaísta. Participou de diversos concursos literários, tendo obtido vários prêmios. É colaboradora da Revista Samizdat, já tendo escrito para os sites Anjos de Prata, Cronópios, Germina Literatura e Escritoras Suicidas. É filiada à APPERJ, à Academia Cachoeirense de Letras e à AEILIJ. Possui nove livros publicados. É Doutora em Letras e leciona Língua Portuguesa e Literatura no CEFET / RJ.

todo dia 02


3 comentários:

E sempre marcando pontos poeticos. Parabens, Tatiana.

Tati, os dois são lindos, mas preciso confessar que eu queria ter escrito essa perfeição de Eva! De uma ponta a outra é uma beleza!

Obrigada, Ed, pelas palavras gentis.
Cinthia: este traz meu eu lírico mais feminista e revoltado...rsrsrs. Gosto muito dele.

Postar um comentário