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segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Mas Há o Acaso

 


Por ser o descaso uma ofensa à criação, e ao tempo, e à história, e à existência e às narrativas do possível e impossível, haveria de não somente constar entre os pecados capitais, mas encabeçar o inventário supremo de nossos sacrilégios, ou então classificar-se em graus e classes de injúria e o descaso em relação à pessoa constituir o mais grave dos insultos, pois a desconsideração para com o indivíduo importa em uma ofensa à humanidade e à imaginação. Tal comentário, entretanto, não pretende estabelecer condutas criminosas – e isto apesar de Valéria merecer a concessão e a decência de uma recusa educada, dir-se-ia cavalheiresca, ao invés do desdém com que a castigava o jovem Renato.

Titular do mais branco e prosaico dos sorrisos, especialista na psique feminina e sádico por decisão, desdenhava-a e cortejava-a como se Valéria representasse um dos destinos concebíveis ao amor. Sucessivamente atraída e rechaçada, consecutivamente aviltada, ao numa noite recordar-se de críticas acerca dos excessos em seus culotes, Valéria naufragou nos lençóis e considerou o suicídio. Culminava a madrugada, o firmamento qual negro vão, e as estrelas ela afrontou ao reanimar-se e contrapor suas aspirações românticas aos veementes impulsos do relacionamento. Apercebeu-o promissor e perfeito, com as atribulações essenciais aos lendários casos de amor, e no alvorecer resolveu por vencer as hesitações de Renato e conquistá-lo.

Ciente de como ele somente envolvia-se com beldades, ela, mulher insossa e indistinta, determinou-se um programa de renovação estética que compreendia a vigorosa rotina de exercícios físicos das forças militares, princípios de reeducação alimentar fundamentados nas técnicas dos faquires indianos, o uso artístico da maquilagem e numerosas, senão infinitas, cirurgias plásticas, e também de aulas de atuação, dicção, dança do ventre e poledance.

Resultou-se o imediato.

Antes das intervenções cirúrgicas, antes de seis meses, Renato cedia aos seus encantos e ao novo formato de seu corpo, e também ele involuntariamente converteu-se ao descobrir na coragem de outrem um atributo fascinante. Não apenas, agravava-se a atração conforme o progresso de Valéria, e ela, ou assim a revelar-se ou assim a tornar-se, à afeição e submissão reagiu com apatia e, adiante e com crueldade, destratou o então apaixonado Renato, além de evitá-lo e acusá-lo de fraquezas vis.

Eram outros, eles, e era como se os demônios do amor ora habitassem a carne dele e ora habitassem a carne dela. Valéria, porventura entusiasta da vingança, recordava-se das mortificações passadas e engendrava as mais indignas provações e punições. Na última, despiu-se, sentou na cama e, da mesinha de cabeceira, segurou o telefone celular. Pela janela entreaberta assomava o dia, e quem sabe se a afluência da manhã ou a sensualidade de seus propósitos conceberam-na atraente aos olhos do acaso. Valéria deitou, abriu as pernas e, sorridente, fotografou o ventre e seus abismos. À imagem adicionou uma legenda: “Você jamais possuirá isto!”

Por engano, ao invés de encaminhar o retrato para Renato, enviou-o para um grupo com os membros da família.

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Erik K. Weber
Gaúcho.






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