A grande festa do Academy
Awards, o Oscar, está se aproximando. Muito aguardada por uns,
desacreditada por outros, essa cerimônia encanta pela pompa de seus
organizadores e convidados, os quais exibem com galhardia suas grifes de
preferência; além de conceder a maior premiação cinematográfica mundial – a
estatueta dourada, seguida pelo discurso clássico de agradecimentos ensaiados
com antecedência pelos indicados, e, por fim, a consagração.
Não sou
nenhum crítico de cinema, tampouco graduando em Cinema. Sou um amante confesso
dessa arte, sempre atento ao que dizem por aí, à caça das boas películas. Que
fique registrado: as opiniões descritas a seguir são de um leigo.
A
proximidade do Oscar cria uma expectativa saudável em mim. Faz-me querer
emaná-la para todos os cantos, infiltra-la no ânimo das pessoas ao meu redor,
sejam elas cinéfilas ou não. Crio bolão, participo de fóruns de discussões,
promoções; faço downloads, leio todo e qualquer site de crítica
cinematográfica, reservo hora e data da cerimônia no bloco de notas do meu
celular. I’m an oscaholic!
E, como
bom especulador que sou, foi inevitável não fazer um levantamento dos awards que antecedem o Oscar. São
chamados de prévias do Oscar, prêmios-termômetros, os quais revelam quais
produções chegarão como favoritas no Kodak Theatre. Os principais são: o
Globo de Ouro, o SAG (Screen Actors Guild), o PGA (Producer Guild of America),
DGA (Director Guild Award), Critic Awards, Film Independent Spirit Awards e o
BAFTA. Outros famosos são os festivais de Cannes,
Berlim e, o mais antigo de todos: o festival de Veneza.
De todos
citados acima, o Globo de Ouro é considerado o mais influente. O SAG é prêmio organizado
pelos próprios atores; o PGA, pelos produtores; o DGA, pelos diretores; o
Critic Awards, pelos críticos (muitos deles também votam no Oscar, e por isso
merece bastante atenção dos especuladores), e o BAFTA, que nada mais é do que o
Oscar britânico, e que também premia filmes norte-americanos. O Independent
Spirit Awards trata-se de uma premiação oferecida aos filmes ditos
independentes, ou seja, o filme precisa ter custado menos que 20 milhões de
dólares e ter, no máximo, 70 minutos de duração. Este prêmio irá ocorrer um dia
antes do Oscar 2013 (dia 23 de fevereiro).
Após
analisar todos os vencedores dos prêmios supracitados, listei algumas categorias
do Oscar 2013 e tomei nota das nominações, relacionando seus troféus já recebidos
em todas essas prévias. Vale a pena conferir antes de elaborarem vossas
apostas.
A polêmica: melhor filme sem melhor diretor?
Na
categoria principal do Oscar, nove são os indicados. “Argo” vem se destacando
em todas as prévias. O curioso é que o diretor do longa, Ben Affleck, não foi
indicado na categoria melhor diretor. Habitualmente preterido pela crítica, Ben
tem sido desmerecidamente esnobado pela Academia, desde “Atração perigosa” (The
Town), filme cuja direção ficou a seu cargo, bem como o papel de protagonista
(como é comum em suas produções). Raramente, em Academy Awards, o filme vencedor não condiz com a vitória de melhor
diretor. Por outro lado, Steven Spielberg surge como favorito, haja vista o seu
rico histórico, como diretor e também como produtor. Já tem no currículo dois
óscares (“O Resgate do Soldado Ryan” e “A Lista de Shindler”) e dois Globos de
Ouro (pelos mesmos filmes). Contudo, com “Lincoln”, esta já é a sua décima
segunda indicação ao Oscar (tendo vencido apenas duas). Nesse contexto, há de
se considerar Spielberg outra figura esnobada pela Academia? Isso abriria uma
brecha para Ang Lee, o mais experiente dos outros três concorrentes restantes
(vencedor do Oscar de Melhor Diretor por “O Segredo de Brokeback Mountain”)?
Indicados: Melhor Filme
Argo
(Bafta, Critic Awards, Globo de Ouro, PGA, SAG de melhor elenco e Online Film Critics Society melhor filme e San Diego Film Critics Society melhor filme)
Os
Miseráveis (Globo de
Ouro melhor musical/comédia)
As
Aventuras de Pi (Las Vegas Film Critics Awards melhor filme)
A
Hora Mais Escura (New York Films Critics Circle Awards melhor filme, National Board of Review melhor filme, Boston Society of Film Critics melhor filme e Chicago Film Critics)
Amor (European Film Awards por melhor filme, National Society of Film Critics melhor filme, London Film Critics Circle melhor filme, e Los Angeles Film Critics melhor filme)
Indomável Sonhadora
O Lado Bom da Vida (Critic
Awards melhor comédia e Satellite Awards melhor filme)
Django Livre
Lincoln (Dallas Fort Worth Critics melhor filme)
Indicados: Melhor diretor
David O. Russel – O Lado Bom da Vida (Satellite Awards melhor diretor)
Michael Haneke - Amor (European Film Awards por melhor diretor e National Society of Film Critics)
Behn Zeitlin – Indomável Sonhadora (Palma de Ouro em Cannes por Melhor diretor estreante, Gotham Independent Film Awards por Diretor Revelação e National Board of Review por Diretor Revelação e Chicago Film Critics como Diretor Revelação)
Ang Lee - As
Aventuras de Pi (London Film Critics Circle melhor diretor, Kansas City Film Critics Circle e Las Vegas Film Critics Awards melhor diretor)
Steven Spielberg – Lincoln
Obs: Ben Affleck, que não está concorrendo nesta categoria, já levou os
seguintes prêmios, pelo filme “Argo”: Bafta, Directors Guild Award, Globo de
Ouro e San Diego Film Critics Society.
A estreante e o veterano de guerra: Melhor
ator e Melhor atriz
Interessante está sendo observar as
categorias de melhor ator e atriz. Enquanto o veterano Daniel Day-Lewis já se
prepara para subir no palco e receber, pela terceira vez, a estatueta do Oscar,
uma intrincada disputa acontece entre as atrizes aspirantes à primeira
estatueta. A francesa Emanuelle Riva interpretou de maneira impecável cada
traço de sua personagem Anne – quiçá a personagem mais complexa das cinco
concorrentes. Jennifer Lawrence, a atual queridinha da América e a mais
premiada até então, é outra forte candidata. Jessica Chastain faturou o Globo
de Ouro de melhor atriz, pela sua personagem Maya, uma obstinada perseguidora
de Osama Bin Laden. Na ala masculina, o único concorrente à altura de Lewis é,
sem dúvida, o polêmico e talentoso Joaquin Phoenix, que, em “O Mestre”, interpreta
um dos personagens mais viscerais do cinema. Mas... Tem um Day-Lewis “Lincoln”
em seu caminho.
Indicados: Melhor ator
Daniel Day-Lewis - Lincoln (Bafta,
Critic Awards, Globo de Ouro, SAG, New York Films Critics Circle Awards, Boston Society of Film Critics, Online Film Critics Society, National Society of Film Critics, Dallas Fort Worth Critics, Kansas City Film Critics Circle, Chicago Film Critics, San Diego Film Critics Society e Las Vegas Film Critic Awards)
Denzel Washington – O Voo
Bradley Cooper - O
Lado Bom da Vida (Satellite Awards melhor ator e National Board of Review melhor ator)
Hugh Jackman - Os
Miseráveis (Globo de
Ouro melhor ator musical/comédia)
Joaquin Phoenix - O Mestre (Festival
de Veneza e London Film Critics Circle melhor ator)
Indicados: Melhor atriz
Emmanuellle Riva - Amor (Bafta, European Film Awards melhor atriz, Boston Society of Film Critics, National Society of Film Critics, London Film Critics Circle, e San Francisco Film Critics Circle)
Quvenzhané Wallis - Indomável sonhadora (Critic Awards como melhor ator/atriz jovem, National Board of Review como melhor atriz revelação e Chicago Film Critics como atriz revelação)
Jennifer Lawrence - O
Lado Bom da Vida (Critic
Awards melhor atriz comédia, Globo de Ouro melhor atriz musical/comédia, SAG e Satellite Awards melhor atriz, Kansas City Film Critics Circle, Las Vegas Film Critics Awards e Los Angeles Film Critics).
Jessica Chastain - A Hora Mais Escura
(Critic Awards, Globo de Ouro, Online Film Critics Society, National Board of Review melhor atriz, Dallas Fort Worth Critics e Chicago Film Critics)
Naomi Watts – O Impossível
Os coadjuvantes
Eu não
diria, por exemplo, que Christoph Waltz tenha sido coadjuvante em “Django Livre”.
Waltz levou, há dois anos, sob a batuta do mesmo diretor, Tarantino, o Oscar de
ator coadjuvante, pelo filme “Bastardos Inglórios”. Seu papel em “Django”, não
fosse pela burocrática ficha do filme, seria de protagonista. Tommy Lee Jones,
outro ator experiente, desponta, ao lado de Waltz e Seymour Hoffman, como
favorito. Sua atuação foi considerada por muitos americanos, inclusive, melhor
do que a de Daniel Day-Lewis em “Lincoln”. Já entre as atrizes, Anne Hathaway
provavelmente e, finalmente, será reconhecida pela sua competente carreira.
Foram apenas 15 minutos em “Os Miseráveis”; tempo suficiente para lhe render,
até então, todas as prévias do Oscar. Há de se destacar também a atuação
marcante de Helen Hunt em “As Sessões”.
Indicados: Melhor ator coadjuvante
Christoph Waltz - Django Livre (Bafta, Globo de Ouro e San Diego Film Critics Society)
Alan Arkin - Argo
Robert de Niro – O lado bom da vida
Philip Seymour
Hoffman - O Mestre (Critic Awards, Festival de Veneza, Online Film Critics Society, London Film Critics Circle, Kansas City Film Critics Circle, Chicago Film Critics e Toronto Film Critics Association)
Tommy Lee Jones - Lincoln (SAG, Dallas Fort Worth Critics, San Francisco Film Critics Circle e Las Vegas Film Critics Awards)
Indicados: Melhor atriz coadjuvante
Anne Hathaway - Os
Miseráveis (Bafta,
Critic Awards, Globo de Ouro, SAG, Satellite Awards, Online Film Critics Society, London Film Critics Circle, Kansas City Film Critics Circle e Las Vegas Film Critics Awards)
Amy Adams - O
Mestre (National Society of Film Critics, Chicago Film Critics e Los Angeles Film Critics)
Sally Field - Lincoln (New York Films Critics Circle Awards e Boston Society of Film Critics e Dallas Fort Worth Critics)
Jacki Weaver – O lado bom da vida
Helen Hunt - As Sessões (San Francisco Film Critics Circle)
Melhor documentário
Searching for Sugar Man (Bafta, Director Guild Awards, PGA e National Board of Review)
5 broken camerasThe gatekeepers (National Society of Film Critics como melhor filme de não-ficção e Los Angeles Film Critics)
How to survive a plague (Gotham Independent Film Awards de melhor documentário, New York Films Critics Circle Awards e Boston Society of Film Critics)
The invisible war (Chicago Film Critics e San Diego Film Critics Society)
Melhor filme em língua não-inglesa
Amor (Áustria)
(Bafta, Critic Awards, Palma de Ouro em Cannes como Melhor Filme do ano, New York Films Critics Circle Awards, National Board of Review, Boston Society of Film Critics, Dallas Fort Worth Critics, Kansas City Film Critics Circle, Toronto Film Critics Association, San Francisco Film Critics Circle e Las Vegas Film Critics Awards)
Kon-Tiki (Coréia do Sul)
O Amante da Rainha (Dinamarca) (Festival de Berlim como Melhor Argumento)
No (Chile)
A Feiticeira de Guerra (Canadá)
Melhor roteiro original
Quentin Tarantino - Django Livre (Bafta, Critic Awards e Globo de Ouro)
Michael Haneke - Amor
John Gatins – O Voo
Wes Anderson, Roman
Coppola - Moonrise
Kingdom
Mark Boal - A Hora Mais Escura (Satellite Awards, Chicago Film Critics e San Francisco Film Critics Circle)
Melhor roteiro adaptado
David O. Russell - O
Lado Bom da Vida (Bafta e National Board of Review)
Chris Terrio - Argo (Online Film Critics Society, Kansas City Film Critics Circle, San Diego Film Critics Society e Los Angeles Film Critics)
Lucy Alibar, Benh Zeitlin - Indomável
Sonhadora
David Magee - As
Aventuras de Pi (Satellite Awards)
Tony Kushner - Lincoln (Critic Awards, New York Films Critics Circle Awards e Boston Society of Film Critics, Chicago Film Critics e San Francisco Film Critics Circle)
Melhor design de produção
Os
Miseráveis (Bafta)
Anna
Karenina (Critic Awards e Art Directors Guild como direção de arte para filme de época)
As
Aventuras de Pi (Art Directors Guild como direção de arte para filme de fantasia)
Melhores efeitos visuais
As
Aventuras de Pi (Bafta, Critic Awards e London Film Critics Circle e Las Vegas Film Critics Awards)
Melhor trilha sonora original
John Williams – Lincoln (Critic Award)
Mychael Danna – As Aventuras de Pi (Globo de Ouro, Las Vegas Film Critics Awards)
Thomas Newman – 007
Operação Skyfall (Bafta)
Alexandre Desplat – Argo (Satellite Awards)
Dario Marinelli – Anna Karenina
Melhor canção original
"Before my time", de "Chasing ice" –
J. Ralph (música e letra)
"Everybody needs a best friend", de "Ted" – Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra)
"Pi's lullaby", de "As aventuras de Pi" – Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra)
"Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele (música e letra) (Critic Awards, Globo de Ouro e Las Vegas Film Critics Awards)
"Suddenly", de "Os miseráveis" – Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain Boublil (letra) (Satellite Awards)
"Everybody needs a best friend", de "Ted" – Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra)
"Pi's lullaby", de "As aventuras de Pi" – Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra)
"Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele (música e letra) (Critic Awards, Globo de Ouro e Las Vegas Film Critics Awards)
"Suddenly", de "Os miseráveis" – Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain Boublil (letra) (Satellite Awards)
Melhor fotografia
As
Aventuras de Pi (Bafta
e Critic Award, Satellite Awards, San Francisco Film Critics Circle, San Diego Film Critics Society e Las Vegas Film Critics Awards)
Django
Livre
007 -
Operação Skyfall (Online Film Critics Society e Los Angeles Film Critics)
Melhor edição
Argo
(Bafta, San Francisco Film Critics Circle e San Diego Film Critics Society)
O
Lado bom da vida (Satellite Awards)
A
Hora Mais Escura (Critic
Awards e Boston Society of Film Critics, Chicago Film Critics, Las Vegas Film Critics Awards e Los Angeles Film Critics)
Melhor Edição de Som
Argo
A
Hora mais escura
Obs: “Os Miseráveis”, que não foi indicado nesta categoria no Oscar, foi o
vencedor do BAFTA e do SATELLITE AWARDS.
Melhor longa animado
Valente
(Bafta e Globo de Ouro)
Frankenweenie (New York Films Critics Circle Awards e Boston Society of Film Critics, Kansas City Film Critics Circle e Los Angeles Film Critics)
ParaNorman (Online Film Critics Society, Chicago Film Critics, Toronto Film Critics Association, San Francisco Film Critics Circle, San Diego Film Critics Society e Las Vegas Film Critics Awards)
Detona Ralph (Critic Awards, PGA, Annie Awards de melhor filme de animação e National Board of Review)
Piratas Pirados!
Melhor maquiagem e cabelo
Os
Miseráveis (Bafta)
Melhor figurino
Anna Karenina (Bafta, Critic Awards e Las Vegas Film Critics Awards)
Espelho,
espelho meu
E então? Quem serão os sortudos do Academy
Awards 2013? Devemos confiar nas prévias? Façam as suas apostas! Aproveito
o ensejo para recomendar o Bolão do Oscar 2013, organizado por mim, no blog
Autores S/A. Acessem: http://autoressa.blogspot.com
e fiquem por dentro dessa novidade que vem mobilizando muitos fãs da Sétima
Arte. E, no dia 24 de fevereiro, não
percam: cerimônia do Oscar, com direito a homenagem aos 50 anos de James Bond.
Até a
próxima!
3 comentários:
Excelente prévia do Oscar Lohan, embora te consideres apenas um especulador. kkkk
Teus comentários condizem muito com o que penso sobre as possibilidades dos ganhadores, embora não tenha assistido a todos os filmes.
Espero que Prometheus saia com uma premiação e que Anna Karenina também, no que tange ao quesito figurinos. Se essa produção não ganhar nesta categoria, começarei a duvidar de meu pretenso conhecimento como cinéfila. kkk
Muito bom artigo. Parabéns.
Obrigado, cara Adriane!
Sim, sou um especulador de carteirinha, rs. Eu ainda não assisti a Prometheus. Quanto a Anna Karenina, concordo com você totalmente.
Continue nos acompanhando por aqui, grande abraço!
Lohan
Excelente analise sobre os indicados, Lohan. Parabens pelo texto.
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