Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 3 de outubro de 2023

AUTORRETRATO III

 


Eu não sou apenas

este rosto envelhecendo

sou também

aquele corpo ainda magro

mas com os pulmões já curados

e um pouco menos descrente.

Eu não sou apenas

aquelas velhas cicatrizes

numa epiderme manchada

sou também

(ainda e sempre)

as circunstâncias

daquele passado.

Eu não sou apenas

aquele sorriso juvenil

disfarçado em lentes

de óculos para miopia

minha gente

sou também

a alegria mais escondida

e um grau bem diminuído

da acuidade visual, e quanto

às cáries que vocês tinham

eu não sei,

mas as minhas

eu obturei.

Eu não sou apenas

este sexo masculino

sou também

aquele menino que imaginou

culminâncias de carinho

e acabou meio sozinho

entre hiatos e ausências

tendo que recorrer às vezes

ao antigo método.

Eu não sou apenas

aquilo que comi e que bebi

ao longo desse muito tempo

sou também

os excessos, a parte excretada

e as consequências atuais

dos hábitos continuados.

Eu não sou apenas

aquele amontoado de órgãos

sou também

as cirurgias que tive de fazer

em alguns deles

isoladamente.

Eu não sou apenas

aquelas palavras e atos

e gestos da juventude

sou também

(e depois de tudo)

as circunstâncias

advindas.

Eu não sou apenas

as caminhadas e as pausas

que fazemos para avaliar

sou também

os descaminhos, os equívocos

e o mesmo percurso no escuro

(nisso eu não mudei nada).

Eu não sou apenas

funcionário público

seus merdas

sou também poeta.

 


Share




0 comentários:

Postar um comentário