Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Não vai dar em nada

 


Deitei a sola na cabeça do vagabundo. Tinha pouco tempo para resolver a parada; antes que algum benfeitor dos direitos humanos pudesse aparecer e estragar tudo. O meliante, mendigo, morava na minha calçada há duas semanas. Era um dever meu enxotá-lo dali, antes que criasse raízes. Dona Gerusa, uma senhora muito distinta e bem apessoada, não aguentava mais ver a imundice na nossa porta, e o falava abertamente. “Esse povo, Fernando, não tem o que fazer, vive na vadiagem!, e fica morando e depositando carniça na escada, na portaria. É cada podridão que aparece aqui, que eu não sei por que ainda moro nesse que foi o prédio dos prédios de Fortaleza”. Queria me vingar, por mim e por dona Gerusa. E, tenho certeza, esse não era um pensamento só meu. Cada morador, dos dezessete apartamentos, um por andar, detestava a perturbação dos indigentes da pandemia; pude conferir na última reunião. Rodavam, rodavam, feito galinhas, e, depois, por sabedoria – que de besta esse povo não tem nada; para levar uma mamata do governo, são os primeiros –, se alojavam na grande marquise de nossa entrada. Já estava em andamento a demolição da antiga portaria: no lugar, seriam colocadas só grades; mas essas coisas demoram, e eu tinha de surpreender e deixar o aviso para os demais. Acordei com sangue nos olhos, quando atentei pela janela do quarto a imundície na rua. Engoli o café com tanto ódio que queimei a língua – mais um motivo para descontar a raiva. Com roupa de casa mesmo, bem camuflado, desci pelas escadas – moro no segundo andar. Saí pela parte de trás do condomínio, por uma porta a que só eu, membro do conselho, e outros dois temos acesso. Levei comigo, para qualquer eventualidade, uma chave de fenda. Não tinha nada premeditado, mas, pelo menos, um bom safanão ia dar. Vi o primeiro, dormindo enrolado num papelão. Dei um chute seguro, que estropiou a sua proteção. Ouvi um grito surdo, baixo, como se lhe faltasse o ar. Notei que o animal não se mexia. Apliquei dois empurrões, com os pés mesmo: nada. Dois distintos moradores do bairro passavam e sequer olharam para a cena. O sujeito agredido estava fingindo demência ou algo do tipo. Para parar de gracinha, dei mais um belo chute, que fez o meu sapato voar. Corri para pegá-lo e, por receio do que tivesse acontecido, voltei para o meu apartamento. Às oito horas, havia dois carros da polícia parados na entrada. Estavam com as luzes rotativas ligadas, na parte de cima do carro, como se preparassem o palco. Logo chegou uma ambulância. Não levaram o bandido. Colocaram um saco preto cobrindo o corpo. Morreu o desgraçado? Molenga! Para ficar na porta dos outros, é o mais vivo dos homens. Bem, tanto faz. Vou dar um jeito nas gravações das câmeras. Isso não vai dar em nada.


Share




0 comentários:

Postar um comentário