Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Silêncio

 


Ô mulher atentada minha mãe! Saí de casa fumaçando, para os lados da vó Altina. Esperei um tempo, de modo a não assustar a pobre velha, e entrei de fininho, procurando um canto para me aboletar na cozinha. Vó pensou que era assombração: “Menino, pelo amor de Deus, quase tu me mata do coração! Avia, visage! Que tu quer?”. “Nada não, vó, só queria comer uma coisinha”. “E que coisinha é essa? Tem nada não, ainda vou fazer o armoço”. O dia não estava auspicioso para ninguém. Vó devia estar vexada com algum problema. Pedi desculpa e vazei, mais uma vez, à procura de destino. Não tinha o que fazer – estava de férias do colégio –, então fui à igrejinha. Comecei a rezar, pedindo a Deus que me acudisse, porque eu não merecia a mãe que Ele mesmo me deu – o cúmplice –; que ela era muito grossa, pior que papelderolarprego; não podia me ver parado que arrumava coisa para eu fazer. Sem paciência com a reza, avistei o padre Felismino entrar na sala paroquial. Ele carregava uma ruma de papel debaixo do braço. Limpava a testa, estando, pelo que parecia, muito cansado. Tinha certeza de que eu estava invisível, com o meu corpinho de avoante magro. Cheguei mais perto e fiquei, ao lado do altar, espiando por uma brecha na porta. O homem começou a mexer, impaciente, nos papéis e tirou de dentro uma caixinha. Demorou uns dez minutos para abri-la. Estava fechada com um cadeado pequeno, que o padre arrebentou. Vez ou outra ele olhava para os lados, para não ser surpreendido por algum intruso. Matutei que era coisa importante, porque, também, ele se bulia para se esconder. Baixou-se um instante por detrás das cadeiras da mesa; logo me aperreei, porque a vista não alcançava. Por sorte, o objeto caiu no chão. Vi que era uma joia conhecida. O padre teria afanado? Sempre suspeitei do olhar cismado do padre, como se sempre devesse algo. Ele arrumou o pequeno embrulho e colocou num livro furado, depois, na prateleira mais alta – sim, havia um corte no meio do livro, com um buraco, que encaixava certinho com o objeto. E, então, o padre estava pronto para sair. Dei a volta no altar e fingi que vinha do outro lado. “Que é isso, menino?! Como entrou aqui?!”. “Seu padre, é que a porta estava meio aberta… entrei pra rezar. O senhor pode me confessar?”. “Agora não… de jeito nenhum”. “Seu padre, é que tenho um pecado horrível e, se o senhor não me confessar, se eu morrer na próxima esquina – ninguém sabe – eu posso ir direitinho pro inferno”. “Pois venha, menino maligno… Cinco minutinhos… Diga logo, porque eu tenho o que fazer”. O padre nem se alembrou que eu não tinha feito a primeira comunhão. “É o seguinte: dona Geruza, a mulher do delegado, faleceu na semana atrasada, como o senhor sabe. Ela tinha uns querer comigo, me deu umas roupas e um bocado de presente. Mas eu não fui um bom menino: roubei uma joia que ela tinha lá escondida. Levei pra casa da minha vó e deixei guardadinha. Hoje, quando fui bulir lá, o bicho tinha desaparecido. Será que Deus me perdoa? Se desapareceu, não tem mais pecado, né?”. Será que ele acreditava que ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão? “Olha, menino, isso é muto gra-ve – gaguejava e engolia as letras –. Mas Deus perdoa tudo, não é verdade? – como se me perguntasse, esperando confirmação e livramento –. Vá… Dois padre-nossos e dez ave-marias”. No fim, o padre parecia inofensivo, mais aperreado que o normal. Decerto, viu a minha safadeza e quis tirar proveito. Foi tomar um cafezinho com vó e, quando ela deu as costas, bufo: pegou a joia. Fizemos um trato com os olhos: ele daria tudo para manter o meu silêncio. Não foi tão ruim assim. Agora é barriga forrada e tostão na mão. O delegado não ia gostar nadinha disso.

 

 


Share




0 comentários:

Postar um comentário