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sexta-feira, 20 de agosto de 2021

A FÁBULA DA ESCUTA




Tinha Desirée uma filha, que um bibelô em tudo lembrava, nem tanto pela pele alva 

e delicadeza de traços, mais pela obsessão da mãe extremosa, como se vestisse a 

menina de plástico bolha. 


Havia em Desirée motivos. Marie de Moi, assim chamava seu pertence, foi concebida 

pelo acaso de uma noite com um forasteiro, dito marinheiro, que bem antes do sol nascer, 

zarpou por mares sem fim, deixando Desirée um pote de geleia de tristeza, decepção e raiva, 

por ter guardado suas virtudes para um aventureiro de péssimas intenções. 


Ah, é? Decidiu criar a menina sozinha, como sozinha sempre se viu, destino de uma família 

desfeita pelo ciclo natural da vida, um tanto exagerado, já que a partida trágica dos pais e irmão 

foi  mais precoce do que o roteiro da normalidade pudesse determinar. 


E Desirée zarpou para dentro de si, virando e se virando para honrar a raiva do amante fugaz e 

sumidão. Fez de tudo de trabalho e estudo, sem largar do seu o bibelô pendurado pra lá e pra cá. 

Sensível, esperta, criativa e neurótica pitoresca, foi dar com os talentos numa agência de 

propaganda, onde seu jeito excêntrico e olhos que nunca piscavam cativaram os diretores, pares 

e clientes, a ponto de admití-la mesmo com a filha grudada no colo, dia sim, dia sim. 

Como um apêndice fofinho, atração djugo-djugo do escritório. 


E assim, tanto quanto a profissional redatora Desirée, crescia a menina para vida, sem nunca 

ter desgrudado da pele da mãe, coisa já normalizada pelos generosos diretores, chefes e colegas, 

que as acolheram como se as duas uma só fossem. 


Marie de Moi já avançava nos seus cinco anos, sob a proteção do colo materno. Aqui não vai 

metáfora alguma. Dormia nos braços de Desirée, comia nos braços de Desirée, aprendeu 

o bê-a-bá nos braços de Desirée. A mãe só a largava para que um velho tio distante, o Dr. 

Maubert, de consultório nos arredores igualmente distantes, examinasse a garota, acompanhasse seu 

desenvolvimento e oferecesse à Desirée confiança, compreensão e nenhum aconselhamento sobre 

como a mãe deveria ou não deveria cuidar da criança. Era um guru preguiçoso. Não se coçava 

para alertar sobre a doideira de Desirée. Daria muito trabalho. 


Um dia, Desirée irrompe na sala do supervisor Jean Paul, claro, com Marie de Moi a tiracolo.

- Surto de varicela na cidade! Vou precisar viajar para vacinar Marie de Moi. Só lá tem a vacina.

- Como assim, Desirée?

- A varicela! A varicela! Contagiosa! Contagiosa!

- Mas ela não está imunizada pela vacina tetra viral? Não tomou quando bebezinha?

- Claro! Mas é preciso reforço! A varicela! A varicela! Contagiosa! Contagiosa!

- Calma, Desirée. Para de chorar. A menina está com algum sintoma?

- Não. Mas vai ter. Feridas por todo corpo. A varicela! A varicela! Contagiosa! Contagiosa!

- Olha, Desirée. Eu tenho filhos pequenos. Vou ligar para o meu pediatra e você liga para o seu. 

E a gente faz o que deve ser feito.


Jean Louis ligou para o Dr. Aramis, que o tratou como um chato.

- Tem surto nenhum. Um caso isolado a 500 km daqui. Se tiver, eu vou ser o primeiro avisar. 

Fica na sua. 


Constrangido, Jean Paul mal desligou o telefone.

- A varicela! A varicela! Contagiosa! Contagiosa!

- Calma, Desirée. Falou com o pediatra?

- Confirmou! A varicela! A varicela! Contagiosa! Contagiosa! Vou encontrar meu médico, 

só ele tem vacina!

E com Marie de Moi agarrada aos seus prantos, sumiu pelo escritório aos gritos.

- A varicela! A varicela!


(A)moral da história 1: as pessoas estão assim. A verdade das coisas está no 

que desejam escutar. 

(A)moral da história 2: bater palma para maluco dançar enche o saco. 




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José Guilherme Vereza
Carioca, botafoguense, pai de 4 filhos. Redator, publicitário, professor, roteirista, escritor, diretor de criação. Mais de mil comercias para TV e cinema. Uma peça de teatro: “Uma carta de adeus”. Um conto premiado: “Relações Postais”. Um livro publicado “30 segundos – Contos Expressos”. Mais de 3 anos na Samizdat. Sempre à espreita da vida, consigo modesta e pretensiosamente transformar em ficção tudo que vejo. Ou acho que vejo. Ou que gostaria de ver. Ou que imagino que vejo. Ou que nem vejo. Passou pelos meus radares, conto, distorço, maldigo, faço e aconteço. Palavras são para isso. Para se fingir viver de tudo e de verdade.
todo dia 20


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