Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 20 de maio de 2021

O REI DOS MARES






Todo fim de tarde, meu avô Jovelino pegava minha mão e me levava à beira do cais 

de Barra do Ibiritiba.  Caminhava a passos curtos e apressados, como se a vida 

ainda fosse urgente. Sentávamos num daqueles pitocos de ferro forte onde os 

saveiros amarram suas cordas para descansar no balanço das marolas. 


Meu avô contemplava o entardecer contando em voz alta as embarcações 

que chegavam.


-  Onze! Onze foram, onze voltaram. Pelas graças de Iemanjá.  


Meu avô não tirava os olhos do horizonte. Eu não tirava os olhos do meu avô. 

Meu avô contemplava o distante com olhos marejados. Eu contemplava meu avô 

com olhos curiosos. E contidos.


Nunca ouvi de sua voz histórias do pescador corajoso e intrépido, arrimo 

da família e manda chuva dos pescadores do vilarejo. Imagino contador de 

vantagens e tempestades, ventos de proa, ondas traiçoeiras de popa, 

borrascas de convés, peixes descomunais, baleias visitadoras, 

tubarões afugentados pela sua braveza.


Meu avô era caladão. Comigo, entre a família e a comunidade pesqueira. 

Nunca recebeu um elogio da minha avó, muito menos gratidão pelo almoço pescado.


Dos olhos do meu avô, sempre escorria uma lágrima de tanto enxergar um mar 

sem fim. Um dia tomei coragem.


- Vô, senhor tem saudade da mocidade?

- Tenho não. 

- Nem saudade dos tempos de rei dos mares?

- Que rei dos mares, meu filho? Nunca soube nadar. Sempre me encagaçava de 

entrar nessa bosta e não voltar mais. 


E mais não disse. E mais não perguntei. Até que franziu os olhos, esticou o 

corpo para frente e me cutucou.

 

- Olhe, siminino! Lá vem o último saveiro. É de Josuel seu pai. 


E fez um sinal da cruz em direção aos filetes de nuvens rosadas. 


 

Share


José Guilherme Vereza
Carioca, botafoguense, pai de 4 filhos. Redator, publicitário, professor, roteirista, escritor, diretor de criação. Mais de mil comercias para TV e cinema. Uma peça de teatro: “Uma carta de adeus”. Um conto premiado: “Relações Postais”. Um livro publicado “30 segundos – Contos Expressos”. Mais de 3 anos na Samizdat. Sempre à espreita da vida, consigo modesta e pretensiosamente transformar em ficção tudo que vejo. Ou acho que vejo. Ou que gostaria de ver. Ou que imagino que vejo. Ou que nem vejo. Passou pelos meus radares, conto, distorço, maldigo, faço e aconteço. Palavras são para isso. Para se fingir viver de tudo e de verdade.
todo dia 20


0 comentários:

Postar um comentário