Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 26 de março de 2021

Sem condições



Desde pequena ela ouvia

o pai

o avô

o tio

o irmão

o vizinho

com aquelas condições esfarrapadas deles

“Quando eu voltar, eu faço”

“Se eu melhorar, conserto”

 “Quando eu chegar, eu lavo”

 “Se eu animar, ajeito”

“Quando eu sair, eu busco”

 

Tão essenciais

em seus sérios serviços

viris em seus não-me-toques

inquilinos da preguiça

curtindo e emporcalhando a casa

prometendo só de fachada

 

Sua Mãe

A Avó

Sua Tia

A Irmã

A Vizinha

sempre forçadas ao “e”

sem condicional nem escolha

o banheiro e as panelas e os quartos e as crianças e as roupas e as tarefas e as compras e a segunda e as contas e o domingo e o janeiro e o marido e o dezembro e o choro

mesmo sem tempo areavam e coziam e limpavam e cuidavam e lavavam e faziam e pensavam e pagavam e se davam mesmo doentes não paravam

(e odiavam também, o tempo todo, porque ninguém pode com tanto amor)

 

Pra não repetir tanto “e”,

Sara casou com Murilo,

que não botava condição.

Tão sensível o professor.

Mas também não dividia.

A ajudinha minguando dia a dia.

Ela, que só queria usar um “se” e um “quando” ao menos de vez em quando,

tá igualzinha 

À Mãe

À Avó

À Irmã

À Tia

À Vizinha.

Sem condições.


O que será da filha?


Maria Amélia Elói


Imagem: "A leiteira", óleo sobre tela, de Johannes Vermeer

Share




5 comentários:

É isso mesmo!!! Sem 'se' e sem 'quando. Todo dia o dia todo.

Sempre cuidando de tudo.!Parabéns!

Essa visão patriarcal que até hoje impera em tantas relações é uma violência sistêmica que precisa ser combatida todos os dias! Na pandemia ficou ainda mais exposta. Ótimo texto, Maria Amélia!

Obrigada pela leitura, pessoal. Abração, Maria Amélia.

Obrigada pela leitura, pessoal. Abração, Maria Amélia.

Postar um comentário