Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

O filho do meu marido



            O filho do meu marido tem a mesma idade que eu. E não pude reprimir o desejo que senti quando entrou em minha casa. É lindo como o pai, é lindo como o seu pai foi quando tinha a idade dele. Sim, meu marido é lindo, eu o amo e ele me completa, mas agora nos meus sonhos haverá um coadjuvante que será também o dublê do protagonista. Poderei sonhar ter nos braços o corpo jovem do filho enquanto acredito estar fantasiando ser o pai dele, rejuvenescido pela água milagrosa da fonte que Ponce de León buscava na Flórida. Ou mentir para mim mesmo afirmando que o desejo que senti pelo jovem é uma extensão do desejo que sinto pelo pai dele.
            Esperei meses por esse dia. Pai e filho estavam meses sem se ver. Ele nem sequer compareceu ao nosso casamento. (Eu quis me casar no dia do aniversário do meu marido.) Respondeu numa mensagem seca e lacônica que não viria por estar em período de provas. Estuda Medicina em Juiz de Fora, não quis seguir a carreira do pai, juiz federal. No que mais eles diferem? – eu me atormentava pensando.
            Torturava-me pensando o que passa na cabeça de um jovem que recebe a notícia de que seu pai planeja casar-se com um homem. E um homem de sua idade. Certamente devia me julgar um aventureiro, um gigolô, um pobre aproveitador que espera tornar-se viúvo de um juiz endinheirado. Por isso mesmo insisti que meu marido deixasse seu apartamento na Barra da Tijuca e viesse morar aqui comigo, nesta pequena casa que herdei de meus avós maternos na Ilha de Paquetá. Disse-lhe que não posso afastar-me de Paquetá, porque são essas as paisagens que gosto de reproduzir em minhas telas. E pedi-lhe que entregasse o apartamento ao filho, como adiantamento de herança. – Pus as cartas na mesa, fui sincero com meu homem: quero seu filho beneficiado hoje mesmo com a propriedade desse apartamento, para que não pense que disputá-lo-emos  um dia quando você falecer. – Como é doloroso falar de morte e de herança com quem amamos!
            Ele acreditará que amo o pai dele? Quem acredita? Eu mesmo acreditaria se me dissessem que um pobre pintor que a custo paga suas contas e sobrevive vendendo telas com paisagens de Paquetá casou-se com um respeitado juiz federal? O retrato de meu marido togado, pintado por minhas apaixonadas mãos, que esperava na parede da sala o momento em que meu enteado levá-lo-ia para casa, bastará para convencê-lo de meus sentimentos? Dificilmente!
            Fiz para ele minha macarronada. Massa caseira, como em poucos e caros restaurantes se encontram. Regada por um molho de tomates orgânicos, cultivados aqui nos fundos da minha casa, adubados com os restos da cozinha – antes era com o esterco dos cavalos, mas os protetores dos animais proibiram as charretes que tanto alegravam os turistas. Ele mastigou em silêncio, e eu observava os traços do seu rosto em busca de uma demonstração de prazer, meus olhos quase implorando um elogio – admita que seu pai casou-se com um excelente cozinheiro!
Durante toda a tarde, quando, silenciosos, jogamos xadrez e buraco, os retratos de meu marido e de meu irmão nos olharam da parede. Agora resta-me só o retrato do meu irmão, que jamais virá aqui para conhecer meu marido. Minha mãe quis passar com ele seus últimos dias. Na Itália. Lá, pintei o retrato dela, que está com ele. O retrato dele eu trouxe para cá. Garboso em sua batina, diante da Igreja de Santa Croce, dentro da qual jaz o meu primeiro amor: Michelangelo Buonarrotti. Essa a explicação que lhe dei para a única pergunta que me fez.
Quando anoitecia, eu quis levar os dois até a estação, despedir-me dele à entrada da barca que o levou para o continente, mas meu marido veio segredar-me que não. Que o filho queria falar com ele a sós. Quando voltou, servi-lhe um chá verde e meu marido sentou-se no sofá – que eu comprei antes de conhecê-lo, com o dinheiro que me pagaram por uma tela que retratava a casa de José Bonifácio, ministro do Império, junto à praia que leva seu nome e cujas águas não são tão límpidas quanto a memória desse Pai da Pátria.
– Meu amor, Gabriel contou-me que eu já sou avô. Ela se chama Sofia. É filha de uma estudante de Arquitetura lá de Juiz de Fora.
– Vão casar? Poderiam morar no apartamento da Barra, que eu insisti para que você colocasse nas mãos dele.
 – Parece que não. Parece que Sofia é fruto de uma aventura de carnaval.
 – Isaías, se ele não disse isso em minha presença, quer dizer que ele jamais me deixará segurar nos braços a sua neta.
Meu marido engoliu junto com o chá adoçado com mel a amarga resposta que não quis me dar.
12-12-2017

Share




0 comentários:

Postar um comentário