Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

sábado, 17 de dezembro de 2016

Mapa - Poema de Diana Araújo Pereira (Em português e espanhol).



MAPA
Com pés de índio não pise no tapete branco. Com pés de negro não chegue na sala principal. Com este sorriso duvidoso não me olhe nos olhos que os tenho em segurança que os quero à salvo de dúvidas ou dores. Já passei pela ponte da incerteza. Cruzei o umbral dos tempos duros e gastos. Como à mesa e uso adequadamente os talheres. Sei manter a maquiagem e a máscara. Fecho os olhos de noite e conto as ovelhinhas brancas. Durmo tranquila depois de rezar. Hoje o mundo está organizado e meus passos caminham sem vacilar pelo mapa. O mesmo mapa que me deram no berço, que me fizeram tragar no leite, e que aprecio comodamente da janela ou da internet. Ah! E canto bem as canções que enamoram ou tranquilizam. Com esforço aprendi os lemas perfeitos com os quais permanecer de pé com os quais lavar o rosto antes de deitar com os quais descansar do susto cotidiano de existir do lado de cá.


MAPA

Con los pies de indio no me pises la alfombra blanca.
Con los pies de negro no me alcances la sala principal.
Con esta sonrisa dudosa no me mires a los ojos
que los tengo seguros
que los quiero salvados de dudas o dolores.
He pasado ya el puente de la incertidumbre.
He cruzado el umbral de los tiempos duros y gastados.
Como en la mesa y uso adecuadamente los cubiertos.
Sé mantener el mantel y la máscara.
Cierro los ojos de noche y cuento las ovejitas blancas.
Duermo tranquila después de rezar.
Hoy tengo organizado el mundo
y mis pasos caminan sin vacilar por el mapa.
El mismo mapa que me dieron en la cuna,
que me hicieron tragar en la leche,
y que aprecio cómodamente
desde la ventana o la internet.
Ah! Y canto bien las canciones que enamoran o tranquilizan.
Con esfuerzo aprendí las perfectas consignas
con que mantenerme de pie
con que lavar la cara antes de acostarme
con que descansar el susto cotidiano de existir por acá.


In Horizontes Partidos, Artepoética Press, N. York, 2016.


Share


Rafael F. Carvalho
Autor do livro A Estante Deslocada, é paulistano, nascido em 27 de Fevereiro de 1978. Foi publicado em antologias de novos escritores e em jornais universitários, e é formado em Letras pela Universidade de São Paulo.


todo dia 17


0 comentários:

Postar um comentário