Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 15 de novembro de 2016

para que conste

nestes dias que antecedem o Natal, a gente fica mais dada a reflexões
será disso ou de ter ficado indignada
de ficar indignada mais que a conta
pelo desplante
pela insanidade de uns tantos 
gente que devia ser gente honesta
e não é
nem lá perto
disso que tenha discorrido
e deu isto
este texto que aqui deixo assim em jeito de manifesto, apenas 
para que conste




há gente má neste mundo
gente perversa
hedionda mesmo
criminosa
gente de guerras e de horrores
mas mais má que essa gente má
são os que vivem ao nosso lado
senhores engalanados de bons nomes e bons cargos
gente abjecta que por detrás das aparências supera os maiores criminosos
gente de enredos e mentiras
gente falsa
juro que prefiro, mesmo
o desgraçado que caiu na prisão por roubos deseducados de uma vida sem rei nem roque o pai esfacelado e a mãe cheia de filhos de homens vários...
e o drogado a enfiar-se-me no caminho por dois tostões com que mate o vício...
merecem-me, ainda assim, respeito
tal e qual a prostituta que sei lá eu que caminhos de Deus a terão levado a tal desgraça
uns e outos merecem-me, sim, o respeito
que não tenho por homem ou mulher tido por gente de nome,
e, no entanto, capaz de vilezas e mentiredos
incapaz de tratar de igual e perdoar e pedir perdão
que seja advogado, engenheiro, patriarca director de jornal ou director de escola,
político investido em seu cargo...
eu os esconjuro
deles me desvio o mais que posso
e nem ódio
nem desprezo
nada por eles sinto
para que nem um leve fio de mim com eles se relacione



Share




2 comentários:

Forte. Como sempre.Bom. Como sempre.

Que texto! Taã real, tão nossos dias em que o pior é a hipocrisia, a dissimulação. Desses aí, conheço muitos. Você está certa: nem desprezo merecem. Mas (ainda) não consigo ser assim, essa pessoa que ignora os falsos. Tenho muita raiva deles. E algumas mágoas. Um dia, consigo. Texto forte que obriga à reflexão. Amei.

Postar um comentário