Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 26 de julho de 2016

Boa noite

Vinte e cinco anos, no máximo vinte e sete e meio. Cabelo bem aparado, batom alegre. Unhas ilustradas, brincos balançantes. Nunca vi tão bela operadora de caixa de supermercado. Escolhi a fila dela para passar minhas compras de terça-feira. As outras linhas estavam cheias, carrinhos abarrotados no aguardo. Uma outra fileira era de atendimento prioritário.
Eu vinha de um dia exaustivo de trabalho em vias de trânsito entupidas, prenhes de impaciência e desmesura. Esperei uns minutinhos e dei um boa-noite caprichado à moça do caixa. Ela não respondeu. Nem olhou na minha cara. Repeti, alteando a voz: “Boa noite. Tudo bem?”. Ela não levantou sequer o olhar. Perguntou apenas se eu queria o CPF na nota fiscal e, ligeiramente, passou no leitor digital os itens que escolhi.
Era tão desenvolta, tão competente a moça das unhas desenhadas! Mas desprezou meu boa-noite. Tão cheia de amanhãs a operadora daquele caixa de supermercado! Mas não era de cumprimentar clientes. Trabalha, cumpre a carga horária e não dá prejuízo à empresa. Não é sua obrigação dizer olá, bom dia, volte sempre. Foi contratada e exerce bem seu ofício de registrar mercadorias e receber o pagamento exato do freguês. Está tudo certo. É fiel ao emprego. Não precisava mesmo me devolver o aceno. Não precisava ir além. Pra que tanta exigência de minha parte? Por que criar vínculo com o consumidor? Deve ter uma mãe acamada, um marido violento e um filhote quase bandido. Deve estar de aviso-prévio, apesar da eficiência. Deve se chamar Rodovânia.
Quando voltei ao estacionamento, um flanelinha me esperava de sorriso largo. "Boa noite. Guardei bem o seu carro". Não lhe fixei os olhos. Não lhe dei ligança. Por que deveria perder tempo com um pedinte? Pra que a ousadia da intimidade?

Em casa, as crianças fizeram festa com os sucrilhos e iogurtes que levei. Não lhes fiz carinho nem permiti liberdades. Proibi brincarem com meu cabelo e me irritei com a bagunça em cima da cama. O marido me abraçou zeloso, mostrando a arte nova que havia criado. Afastei-o com um sorriso abatido, sem viço. Fui deitar doente, indisponível, encaixotada, sem dar nem um boa-noite. 

Maria Amélia Elói

Share