Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

domingo, 25 de maio de 2014

Os benefícios do futebol




Joaquim Bispo

O futebol tem-se revelado, para mim, muito importante, culturalmente, por mais estranho que pareça.

Há dias, à hora das notícias, liguei o televisor para a RTP-1, com a preocupação de saber que amplitude vão ter os novos cortes que o governo vai aplicar às pensões dos reformados. Em vão: estava a transmitir imagens de uma partida de futebol.



Tinha havido uma final importante, a da Taça de Portugal, de que eu vira a 2ª parte. Não ligo muito ao futebol, devido aos aspetos arruaceiros que ele transmite demasiadas vezes. Gosto de ver as partidas relevantes, desde que o desempenho seja leal, pujante e criativo, mas dispenso imagens requentadas…

Mudei para a SIC, com vontade de me esclarecer se eram credíveis as sondagens que davam vantagem, nas eleições de hoje, aos partidos responsáveis pelas governações que nos trouxeram ao pântano e pelas que nos afogaram nele. Em vão: estava a falar o treinador do Benfica, a equipa vitoriosa.



O futebol é um espetáculo visual, cujos bons lances são, para alguns, objetos estéticos. Para mim, é como o sexo: é para praticar ou ver, mas não para ouvir declarações dos intervenientes.

Mudei para a TVI, resignado a ouvir de algum governante mais despudorado que o país está prestes a atingir o alto objetivo para sair da crise que é poder voltar a pedir dinheiro emprestado aos “mercados”. Em vão: estava a transmitir a receção/homenagem que a Câmara de Lisboa dispensava à equipa vencedora e seus dirigentes.



Espero que não estivesse lá nenhum daqueles intervenientes que às vezes se envolvem em pancadaria. O futebol é uma força relevante em que parte da sociedade se revê, cujos exemplos interioriza e copia e portanto modeladora de comportamentos e atitudes perante o “outro”. As agressões e os tumultos são altamente antipedagógicos e sendo desculpados e, por isso, premiados, consolidam a mensagem de que é aceitável agredir para evitar um golo ou para reclamar de uma decisão do árbitro.

Mudei para a SIC-Notícias, disposto a espantar-me, como habitualmente, com a criatividade das manipulações, dos esquemas e das subversões que os intervenientes do sistema terão usado para desresponsabilizar, descriminalizar, libertar, e talvez indemnizar o corrupto do dia. Em vão: tratava dum assunto de que já não me lembro, mas logo de seguida passou para a divulgação da lista dos jogadores da equipa portuguesa ao mundial do Brasil. A coisa demorou uns três minutos, mas depois voltou ao Benfica.



Não sem que eu vislumbrasse, de memória, umas cotoveladas no rosto do adversário, um pé em riste à canela ou um bando vociferante à volta de um árbitro. Espero não vir a ficar envergonhado com tal representação.

Mudei para a RTP-Informação, apreensivo com a possibilidade de as potências em conflito já terem feito alastrar a guerra civil a toda a Ucrânia. Em vão: estava a transmitir a festa dos adeptos do Benfica no largo do município.



Acho divertido, mas dramático, que os desgraçados que ganham o salário mínimo ou menos vão a todo o lado vitoriar os seus milionários ídolos, mas pior, vão aos estádios pagar bilhetes de preço proibitivo, que alimentam uma engrenagem financeira que tem aspetos obscenos de desigualdade social.

Mudei para a TVI-24, tentando adivinhar quantos mortos provocara nesse dia a democracia implantada pelos americanos no Iraque. Em vão: estava a decorrer uma mesa-redonda em que um painel de comentadores perorava sobre as escolhas do selecionador nacional.



É inacreditável a quantidade de horas que variados painéis de comentadores conseguem estar a falar de futebol, às vezes de um jogo apenas. Com certeza que têm espetadores, mas tenho dificuldade em imaginar milhares de pessoas em suas casas a prestar atenção a uns tipos que apenas falam de um espetáculo  que é eminentemente visual.

Já sem grandes esperanças de escapar ao futebol, mudei para a RTP-2. Mas não: foi assim que tive oportunidade de assistir a um programa sobre endocrinologia e ambiente e os efeitos nefastos que um ambiente cada vez mais poluído tem tido para a saúde. Muito interessante e pedagógico. Se não fosse o futebol, tê-lo-ia perdido. Só lhe posso estar agradecido!



  

Share




4 comentários:

Olá Joaquim, tudo bem? Excelente texto e uma visão muito acutilante desta triste realidade que tu tão bem retrataste. Partilho integralmente as tuas ideias. Que bom ser-se ESCRITOR para poder transpor para a escrita aquilo que sentimos! Parabéns e um grande abraço do amigo Portugal da Silveira

Abraço, Portugal!
Não passo de um escrevinhador diletante, mas deleito-me com esta possibilidade de, através das potencialidades da ficção, tornar "audível" a minha voz. Mais contente fico quando percebo que esta voz não é só minha.

Muito bom, Joaquim.

Abomino futebol e talvez me sentisse exatamente como neste texto se eu assistisse TV.
Estou acompanhado a Copa do Mundo por duas razões básicas:
1 - para torcer contra a seleção brasileira, e
2 - para torcer contra a seleção espanhola.

Abraços.

A propósito do futebol que eu tenho de ver em função do meu serviço, só agora li o teu texto. Só tu mesmo Joaquim Bispo para escreveres este texto tão interessante. Afinal toda a gente se esquece da RTP2, que continua a ser um canal de referência, mas que poucos o veem. Bem haja muito grande.
Cidalina

Postar um comentário