Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 24 de março de 2014

ALDRAVIAS

Amigos, nos últimos meses venho exercitando bastante um novo estilo de Poesia Minimalista, que me foi apresentado pelos autores de Minas Gerais – é a ALDRAVIA, que, entre outras características, consiste em: seis versos (uma palavra em cada verso); ausência de título; e valorização do uso da metonímia e da sinédoque, além do uso moderado da metáfora.

Para conhecer mais sobre o estilo e seus poetas, convido-os a visitarem a página do Jornal Aldrava Cultural e da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas:

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_sbpa.htm

E, abaixo, algumas de minhas tentativas no novo estilo poético.

Espero que gostem.

Saudações poéticas.

Edweine Loureiro

***

ALDRAVIA 01

do
céu
da
poesia,
chovem
aldravias

*

ALDRAVIA 02

conquisto
mundos
com
soldados
de
chumbo

*

ALDRAVIA 03

vendo
a
queimada
Curupira
chora
brasas

Nota: A aldravia 03 foi selecionada no Concurso “Cardápio Poético” do Movimento Ativista (Fevereiro/ 2014):
http://movimentoativista.blogspot.com.br/2014/01/concurso-cardapio-poetico-fevereiro.html

***

Share


Edweine Loureiro
Nasceu em Manaus em 20/09/1975. É advogado, professor de Literatura e Idiomas, e reside no Japão desde 2001. Em 2005, obteve o Mestrado em Política Internacional pela Universidade de Osaka (Japão). Premiado em diversos concursos literários, é autor dos livros: Sonhador Sim Senhor! (Ed. Litteris, 2000), Clandestinos [e outras crônicas] (Clube de Autores, 2011) e Em Curto Espaço (Ed. Multifoco, Selo 3x4, 2012). É membro-correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências (RJ) e da Academia de Letras de Nordestina (BA).
todo dia 24


6 comentários:

Obrigada, Professor!!!
Pela parte mineira do Ser que sou, nascida em Pirapetinga-MG,prima de Amélia Luz, orgulho da minha Terra Natal. Venho criando algumas Aldravias também, porém não pertenço ainda essa Classe tão linda, de Dons tão sensíveis, mas tenho arriscado e tendo por incentivo de minha amada prima, muitos elogios.

Prezado amigo.

Muito me alegro com as suas produções em aldravias. Obrigada pela divulgação do nosso trabalho. Amélia Luz

eu sou sua fã, Edweine! suas aldravias são ótimas. agradeço a aula desse gênero poético tão singelo e marcante ao mesmo tempo. sucesso!

Obrigado, queridas amigas. Estou muito feliz com suas palavras, Algel, Poetas Amelia e Vivian. Vamos tecendo juntos por estes lindos caminhos da Poesia. Muito obrigado, de coracao. Beijos poeticos a todas.

Meu amigo, parece fácil...mas não é! Precisa sensibilidade, simplicidade e talento para escrever uma aldravia. Minha predileta foi a da Curupira.

Obrigado, amiga Cinthia: feliz que tenha gostado. Uma tecnica dificil, realmente. Mas igualmente fascinate: por isso estou sempre treinando. Para aprimorar. Beijos, amiga, e obrigado, sempre.

Postar um comentário