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terça-feira, 20 de março de 2012

O homem só

O homem só não liga por ser só. Acostumou. Casa vazia, cama vazia, peito vazio.
Não por falta de tentativas ou de oportunidades. Até teve. Marias e Tânias, Beatrizes e Lucianes,Glórias e Janaínas. Não se ajeitou com nenhuma. Todas um chiclete: deliciosas no início,sem graça no fim. Foi cuspindo uma a uma.

O homem só sempre foi só. Menino só. Adolesceu e madurou só. Não que não tivesse tido amigos. Até teve. Geraldinhos e Pingos, Xandes e Inácios, Claudios e Marquinhos, Moreiras e Almeidas. Não plantou amizade com nenhum deles. Todos um porre: divertidos no início, enjoados no fim. Foi vomitando um a um.

O homem só tem manias que só ele. Não dorme de luz apagada, se enxuga com toalha molhada, esquece a televisão ligada, não atende telefone por nada. Deixa o celular morrer de tocar. Muitas vezes nem responde a ligação. Pra quê? Para quem? Só se fala ao homem só somente o indispensável.

O homem só se vira sempre só. Não tem nojo de pia, de cueca usada, de pijama amarelado. Cata farelo do chão, passa pano nas coisas, tira teia dos cantos. Lava roupa, lava louça, limpa ralo, janela e panela. Espana a vida sozinho. Não vê do que se queixar.

O homem só tem dois horrores: gente e cebola. A faca que corta a laranja não pode cortar cebola.Fica o gosto e o desgosto. Lembra da mãe desatenta, da avó sem cuidados, do pai caladão.

O homem só trabalha só. Escreve por encomenda, redige por intuição. Ao som de um piano ao longe, inventa um mundo de gente e gente de todo mundo. Conversa com Joões, conta casos para Marias, discursa para multidões, enche a cara com Gustavos, namora Desirées, tem filhos com Rosanas. Vive instantes intensos rodeado de vidas geradas por palavras e expressões. É amigo e ouvidor, conselheiro e fiador, companheiro e porta-voz, inimigo e desafeto de infinitas criaturas. Assim como as cria, mata todas numa teclada só. Quando o tempo acaba, o saco enche, o piano cansa. Aos primeiros acordes ao longe, ressuscita um a um com o elixir da imaginação. Quando o abstrato se dissipa e a concretude emerge esfregando a verdade no seu nariz, o homem só volta a ser só. Tão absolutamente só que não se dá conta que não é tão somente só no mundo.

O homem só tem uma vizinha. Que também é só. Que não liga por ser só. Acostumou. Casa vazia, cama vazia, peito vazio. Não por falta de tentativa. Até quis Maurícios e Joaquins, Pablos e Melquiades, Reinaldos e Beneditos. Mas as tintas do destino também a pintaram só. E só vive a fazer a vida longe da rua, longe de gente, longe de tudo. Tal e qual seu vizinho, o homem só.

A vizinha só não escreve. Toca piano. Pelas mãos que passeiam a bailar, viaja porta afora. Conversa com Marias, conta casos para Joões, encanta platéias distintas, toma chás com Enedinas, namora Adamastores, tem filhos com Rafael, vive instantes intensos inebriada de vidas geradas por notas musicas. É amiga e ouvidora, conselheira e faladeira, companheira e porta-voz. Inimiga e desafeto de infinitas criaturas. Quando a música chega ao fim, de duas uma: ou busca outra no ar, para encher a vida de tantas vidas, ou fecha o piano. É neste exato silêncio que a verdade grita. E a vizinha só volta a ser só. Tão absolutamente só que não se dá conta que não é tão somente só no mundo.

Quando pisca duas vezes a luz na varanda ao lado, iluminando a copa do oitizeiro da calçada, as folhas sombreadas dizem que está na hora. O homem só e a vizinha só, sós como são, a sós se dão.

Não se denominam, mas se desejam. Não se exclamam, mas se beijam.
Não se perguntam, mas se tocam. Não se falam, mas se despem. Não se dizem, mas se apertam. Não se pronunciam, mas se sugam. Não se anunciam, mas se invadem.
E se contraem, e se mexem. E se viram, e se desviram. E se sobem, e se descem. E se ondulam, e se tremem. Até que ela emite um aviso gutural crescente e ele responde com uma respiração ofegante, ibidinosa, satisfeita. Chegam onde querem chegar quase que ao mesmo tempo. Explosões silenciosas, jorros secretos, acelerações,
desacelerações. Altas e baixas de pressões. Restauram-se os dois, pós-gulosos que são. Aceitam-se num carinho breve e infinito, saboreiam um torpor como uma sobremesa dos deuses.Até que se vão. Cada um pro seu canto, cada um para o seu mundo.
Sem uma palavra, sem um "durma bem, meu bem", sem um sorriso só.

Bem, assim era como acontecia.
Mas como tudo que acontece na vida, desaconteceu.

Um dia, a luz ao lado parou de piscar duas vezes. As sombras das folhas do oitizeiro emudeceram de vez. Foi o sinal derradeiro. Ninguém mais se apareceu.

Sem o alento do piano ao longe, cansado de tanto não escrever, tomado por uma inquietude curiosa, o homem só debruçou-se na varanda contígua, pescoço de girafa à procura aflita de suas razões e emoções de viver. Antes que despencasse no jardim, caiu num pranto só. Viu nada, nada, nada. Só uma sala vazia, vazia, vazia.
Sem vida, sem vizinha, sem coisas, nem o piano.

Pela primeira vez, o homem só sentiu a falta de companhia.
E sucumbiu de sua verdadeira solidão.

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José Guilherme Vereza
Carioca, botafoguense, pai de 4 filhos. Redator, publicitário, professor, roteirista, escritor, diretor de criação. Mais de mil comercias para TV e cinema. Uma peça de teatro: “Uma carta de adeus”. Um conto premiado: “Relações Postais”. Um livro publicado “30 segundos – Contos Expressos”. Mais de 3 anos na Samizdat. Sempre à espreita da vida, consigo modesta e pretensiosamente transformar em ficção tudo que vejo. Ou acho que vejo. Ou que gostaria de ver. Ou que imagino que vejo. Ou que nem vejo. Passou pelos meus radares, conto, distorço, maldigo, faço e aconteço. Palavras são para isso. Para se fingir viver de tudo e de verdade.
todo dia 20


9 comentários:

Permita-me uma análise ad hominem.
Antes isto que passar por aqui e não dizer nada. Estou certo que cada um de nós prefere uma crítica, mas saber que se é lido, que o silêncio. Por outro lado, pessoalmente, prefiro o silêncio que a bajulação festiva.

Você é um caso à parte neste grupo de escritores. (Se calhar, somos todos inclassificáveis em estereótipos, mas você é mais.)
Habituei-me a que você não respondesse às críticas, talvez não as reconhecesse.
Por outro lado, não pude deixar de continuar a apreciar os seus textos. Têm sempre uma componente excitante, sem atingir o erótico. Há sempre uma malícia expressa, sem atingir a brejeirice. Há sempre uma componente sexuada, que afinal, é uma parte importante da nossa vida. Fala-se de amores sem as deliquescências românticas, com os pés assentes nas fantasias masculinas. Você é um autor homem, aposto.
Nestes aspectos, os seus textos caem fora da média, são diferentes.

O “corta-e-cola” que este texto exigiu, devido às várias simetrias das situações (cá vai a crítica habitual, que se quer mínima), obrigou a ajustamentos que nem sempre foram rigorosos. E outras complacências de rigor. Nada de mais.

Reconheço o tipo de estrutura; costuma funcionar bem apesar de muito previsível.
Como noutros textos, você tem frases fortes. Neste, gostei, por exemplo de:
“Todas um chiclete: deliciosas no início, sem graça no fim. Foi cuspindo uma a uma.”
“Espana a vida sozinho.”
(Até gostei da rima intencional: “Não dorme de luz apagada, se enxuga com toalha molhada, esquece a televisão ligada, não atende telefone por nada.”)
“Não se denominam, mas se desejam. (…) Não se falam, mas se despem. (…) Não se anunciam, mas se invadem.”
“Aceitam-se num carinho breve e infinito, saboreiam um torpor como uma sobremesa dos deuses.”

Por mim, a história podia ficar por aqui, triste, mas com gratificações esporádicas, nostálgica mas funcional. Você sentiu necessidade do drama, do desenlace fatal. Tá! Talvez agrade aos mais trágicos.

Ah, não deixe de incluir “etiquetas” nas suas postagens (caixa na base da caixa do post). Permitiria clicar no seu nome e ter acesso directo a todos os seus textos.

Obrigado, Joaquim. Não costumo responder às críticas, prós ou contras. Apenas as absorvo. Mas me diga o que são as "etiquetas"? Sou um tanto anta nessas tecnologias.

ZéGUI, as "etiquetas" são as Tags, separando-as com ponto e vírgula. No seu caso, por exemplo: ZéGui; conto; homem; só... E quantas outras palavras você queira que se texto seja encontrado mais facilmente por um leitor que procure por você (autor), ou pelo conteúdo da sua obra. No caso, como disse o Joaquim, poderia ser, ainda: solidão; sexo; isolamento; relacionamento...enfim, palavras que possam ser deprendias do seu texto para facilitar uma busca e identifiá-lo melhor. Afora isso, queria lhe dizer que você é um paradoxo. AO mesmo tempo em que se solta em frases únicas, especiais e lindas, se prende a modelos e fórmulas, como essa da simetria entre os parágrafos. Eu diria que você é, originalmente, da poesia. Isso de acabar por rimar na prosa funciona quando a mão é firme; e foi. Mas eu, por exemplo, prefiro mesmo as rimas nos poemas/sonetos. Mas, repito, deu certo aqui.

"separando-se"
"você queira associar para que seu texto seja..."
"depreendidas"
"identificá-lo melhor"

Isso é que dá querer digitar com pressa!

Ai, ai, Cinthia; ainda bem que você tocou no assunto.
Para criar etiquetas independentes, têm de ser separadas por vírgulas, ao contrário do que você fez. Verifique e corrija, se quiser.

Este comentário foi removido pelo autor.

Joaquim, olha lá pra mim pra ver se agora as etiquetas estão certas, , no meu texto? Obrigada!

:)
Sim, acho que agora estão bem no último texto. Nos anteriores ainda não... ;)

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