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domingo, 15 de novembro de 2009

Entrevista com Danilo Corci sobre a Mojo Books

Danilo Corci
É jornalista e começou sua carreira no Jornal de Jundiaí, rumando depois para a Folha de S.Paulo. Criou a revista cultural Speculum ao lado de Renato Roschel. Também criou e dirigiu a redação do portal BrTurbo, da Brasil Telecom. Em 2007 fez sua primeira incursão literária com a novela Black celebration, publicada pela editora Mojo Books. Em março de 2008 lançou sua segunda aventura literária, agora um microconto, Sympathy for the devil, também lançado pela Mojo Books. Atualmente é redator da agência publicitária JWT. Um dos fundadores da Mojo Books, ao lado de Ricardo Giassetti.

Mojo Books
A MOJO é uma editora 100% digital. Sua proposta é simples: Se música fosse literatura, que história contaria?
www.mojobooks.com.br

Entrevista
SAMIZDAT - Comecemos pela pergunta que não pode deixar de ser feita: de onde surgiu a ideia de preparar livros inspirados em álbuns musicais?
Danilo Corci - A ideia vem de uma inspiração antiga. Na década de 90, eu e o Ricardo tínhamos uma banda que fazia justamente o contrário: pegava livros e musicava. O tempo passou, a banda acabou e nós conversávamos sobre montar uma editora. Como estávamos muito ligado ao mundo digital, a escolha de uma editora digital foi natural. E, entre tantas conversas, acabou surgindo a ideia de fazer uma coleção de livros inspirados em música e dai surgiu a MOJO.

SAMIZDAT - Imagino que vocês devam receber inúmeros textos de autores estreantes que gostariam de publicar com vocês. Como funciona o projeto de seleção de um mojobook? Qual é a exigência ao escolherem um texto para publicação?
DC - Recebemos muito material, alguns claramente fora da proposta e que o autor manda porque já tem um livro escrito e tenta encaixar, o que geralmente não dá certo. Basicamente, chegando um livro, ele passa por uma leitura crítica para ver se vale a publicação ou não. Valendo, vai para uma primeira edição onde algumas falhas são corrigidas. O material volta pro autor retrabalhar e assim vai até que tanto o autor como nós da MOJO estejamos satisfeitos. Dai o livro cai no fluxo normal de publicação, que passa por revisão, capa, etc... De verdade, é um processo editorial tradicional.

SAMIZDAT - Quais são as vantagens do e-book em comparação ao livro impresso? E as desvantagens? Como tem sido a recepção do leitor brasileiro?
DC - Vejo muito mais vantagens do que desvantagens. O custo é menor, bem menor, é possível arriscar mais por conta disso. A única desvantagem que vejo são os detratores do livro digital que ficam com aquele papo chato de 'cheirinho de papel', 'o toque', blablablá. E dá mesmo pra dizer que é blablablá porque a recepção do público é ótima, temos uma base de mais de 80 mil leitores, cada livro consegue mais de 10 mil downloads, em média, um volume bem grande perto do mercado editorial tradicional.

SAMIZDAT - Um dos desafios da Literatura no século XXI é descobrir como lucrar com algo tão facilmente "pirateável" quanto o livro digital.
Qual é o caminho, na opinião de vocês, que o autor que deseja se inserir no universo dos e-books deveria trilhar, caso queira sustentar sua carreira através deste formato?
DC - A pirataria não acaba com o modelo de negócios. Os valores serão revistos para baixo, autores poderão ganhar mais. Aqui no Brasil é um pouco mais complexo porque brasileiro tem mania de não querer pagar por bem cultural. Num primeiro momento, este mercado será bancado por publicidade, seja no livro, seja de uma maneira bem feita de merchandising (como o filme O Náufrago, por exemplo).

SAMIZDAT - Na listagem dos 5 mojobooks mais baixados (o Mojo Top 5) podemos encontrar Beatles, Amy Winehouse, Rolling Stones, My Chemical Romance e Bauhaus na parada.
A que vocês atribuem esta hierarquia? Ela reflete as predileções musicais dos leitores, ou indicam a popularidade dos autores dos mojobooks?
DC - Gostando ou não, a visibilidade do material ainda está apoiada na banda escolhida. Então este top 5 da MOJO reflete mesmo a preferência musical e não literária. Justamente por saber disso que criamos a coleção MOJO+, onde o foco de divulgação é sempre sobre o autor.

SAMIZDAT - Há algum projeto de publicar algum livro impresso com os mojobooks? Caso sim, como funcionaria?
DC - De verdade, não temos planos de ir para o impresso não. Obviamente somos uma editora tentando sobreviver no mercado, então se houver alguma oportunidade isso pode ser possível. Mas para a gente ir pro impresso só se for em um esquema bem feito de print on demand ou parceria com alguma outra editora.

SAMIZDAT - Em 2007, a banda Radiohead lançou o álbum "In Rainbows" primeiro na internet, sendo que os fãs poderiam pagar o quanto quisessem pelo download. Nos EUA, o autor Cory Doctorow publica tanto em meio digital quanto impresso, sendo que seus livros podem ser baixados gratuitamente na internet. Estes dois modelos, ligeiramente diferentes, poderiam ser reproduzidos no Brasil, seja na música ou na Literatura? O brasileiro pagaria por algo que pode ter de graça?
DC - O Brasil é bem um caso a parte neste universo. Não só pelo poder aquisitivo menor, mas pela cultura de não pagar. O modelo brasileiro pode comportar algo assim, mas as chances dos resultados serem pequenos é muito alto. Pelo que vejo e tenho aprendido em quase 3 anos de MOJO é que o modelo publicitário dende a trazer melhores resultados.

SAMIZDAT - O livro digital é um formato que veio para ficar? Podemos prever o fim do livro impresso?
DC - Que veio pra ficar é óbvio, custa menos, é possível lançar mais, etc. Se vai ser o fim do impresso? Não necessariamente. Hoje tem MP3, CD, mas o vinil ainda existe. A diferença é que as editoras provavelmente vão lançar impressos de 'luxo', coisa mais elaborada, edição de colecionador, mais cara, com lucro maior. E o jogo segue.

SAMIZDAT - Quais são os planos para a MOJO Books no futuro?
DC - Temos vários planos. Lançar livros inéditos que não tenham nada a ver com música, mais quadrinhos, terminar a migração para celular e começar a invadir outras mídias, como o audiovisual. Mas como temos um modelo de negócio novo, vamos com calma fazendo as coisas com a consistência que devem ter.

A equipe da Revista SAMIZDAT agradece ao Danilo Corci.

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