Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A sogra


Se, quando nora, sua sogra sofreu tanto com a mãe de seu marido, por que, agora que subiu de posto, resolveu encarar a norinha que acabou de chegar, como se ela fosse um bicho-papão que vai levar o filhinho pra longe? "Já vai carregar o fulano?", pergunta a sogra todo final de semana, quando você vai deixar o namorado no aeroporto. Detalhe: ele ficará uma semana longe de você, inclusive.

Ela não lembra como a mãe do seu então namorado a julgou mal? Não deu a ela o carinho que merecia? Se tem memória de como seu marido ficou magoado quando suas rixas começaram e, o pior, como ele sofre agora que não tem mais volta, não tem medo de que seu próprio filho sinta o mesmo? Que mãe quer ver o filho sofrer?

Ela vive reclamando que não teve amizade com a sogra. O que fez então quando a própria nora chegou? "Prazer, Fulana. Ela tem a voz igualzinha a de você sabe quem, meu filho.", disse a sogra se referindo à ex-namorada dele. Como se a atual não soubesse que ela estava fazendo de propósito. A nora sobrevive. A mãe da nora visita os pais do genro. E sai de lá sabendo tudinho da vida da tal da ex. Para quê? Essa gente não tem outro assunto não?

Então chega o aniversário do namorado. Ele te mostra a lista dos convidados e você repara bem. Estão lá os nomes de todos os amigos dele que você ainda não conhece. Será um grande evento. Você se faz de tonta e pergunta: “não vai convidar a ‘você sabe quem’?” E ouve feliz, quando ele diz um sonoro não.

Dia da festa. Você conhece o João, José, Maria, Pedrinho e por aí vai. De repente adentra o salão um par de gêmeas. Daquelas que você viu na foto que o seu namorado tirou do álbum. É, a própria. Como se já não bastasse ele ter uma ex-namorada, ainda tem a gêmea, que é pra não esquecer da cara da ex.. Nem você esquece, a essa altura. Mas calma que ainda vem a pior parte.

Apesar de ter sido apresentada a toda a turma da Mônica, do Zé Colmeia e do Catatau, você não tem permissão para brincar de “Supergêmeas, ativar!” A tal da ex, que se separou do seu namorado há um longo ano, não quer ser apresentada a você. Nem a sua irmã gêmea, claro. E a fulaninha ainda manda recado. Sem saber de nada, seu amigo vai lá dar em cima da gêmea solteira, a ex, ao que ela reage. "Eu ainda estou muito ligada no meu relacionamento anterior, com o namorado da sua amiga."

Cinco minutos depois, você está na pista de dança e leva aquele susto. Adivinha quem está dando um beijo na boca de um desconhecido? Ela mesma. A tal que ainda não esqueceu seu namorado. Mas agora vou contar o melhor da história. Lembra, lá na frente, quando você descobriu que seu namorado não convidou a ex? O mistério, enfim, é desvendado, quando você pergunta: "Então, quem convidou a ‘você sabe quem’, meu amor?", ao que ele infelizmente responde: "’Minha mãe".


Para ler mais textos desta autora, clique aqui.

Share




1 comentários:

Todo castigo pra sogra é pouco, Mariana. Elas jamais nos perdoarão por desviar a atenção do eterno menino.

Postar um comentário