Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

sábado, 15 de agosto de 2009

Entrevista com Selène D'Aquitaine

Selène D'Aquitaine é o pseudônimo de Adriana Barbosa, uma jovem que começou a escrever aos doze anos, quando teve uma doença que a obrigou a ficar de recuperação por um ano. Publicou o primeiro romance, "Diário de Rabiscos", aos quinze anos, e o segundo livro, "O Jardim das Rosas Negras", um romance de Fantasia, aos 17.

http://www.mademoiselle-bleau.com/

Entrevista
1 - Selène D'Aquitaine é um pseudônimo ou um heterônimo? É a criadora, ou uma criatura?

Selène - Selène D'Aquitaine é um heterônimo criado especialmente para eu assinar meus livros. Eu escolhi esse nome, pois gosto muito da sua sonoridade e da sua escrita. Eu também escolhi esse nome, pois queria algo que combinasse com os meus livros.

2 -Você tem se dedicado ao gênero de Fantasia. Como você percebe a influência do cinema, de filmes como "O Senhor dos Anéis" e "Crônicas de Nárnia" naquilo que você escreve?
Você acredita que o cinema contribui para também nos aproximar dos livros que deram origem ao filme? O que a levou para a literatura de Fantasia?

SD - "As Crônicas de Nárnia" é das séries de livros que eu mais amo. Nárnia já me serviu de inspiração para criar um novo mundo, um mundo de criaturas mágicas e seres superiores. O cinema ajuda a gente a "visualizar" a história do livro, e sim, acredito que as vezes o cinema nos aproxima dos livros. Porém, o livro sempre é melhor que o filme, contudo é legal quando você leu um livro, imaginou toda a história na sua mente e depois você assiste no cinema a tudo aquilo que você leu e imaginou.

Desde pequena, eu sou fascinada pelo mundos mágicos, seres místicos e sempre sonhei em criar as minhas próprias histórias. Às vezes, eu me imaginava nesses mundos. A Fantasia explora nossa imaginação de um jeito muito louco. Uma coisa é você imaginar um gato preto, outra coisa é você imaginar um gato rosa, esquelético, com rabo de coelho e olhos de água.

3 - Como é o mundo de O Jardim das Rosas Negras? É um mundo alternativo, em que os personagens não tem contato com o "nosso mundo", como a Terra-Média, ou um mundo paralelo, como Nárnia, em que os personagens viajam "deste mundo" para "aquele mundo"?

SD - Em "O Jardim das Rosas Negras" a história se passa em um mundo alternativo. Lá há seres como fadas, bruxas, gnomos, e até mesmo humanos. Eles convivem juntos, seres mágicos e seres não-mágicos, porém eles não possuem um contato íntimo com o "nosso mundo".

4 - Como é o processo criativo de seus romances? Você cria primeiro o cenário e depois narra as histórias ambientadas nele, ou cria-os à medida que a narrativa progride?

SD - Primeiro a ideia vem na minha mente. Depois eu faço um pequeno resumo com os pontos principais da história. A partir disso eu escrevo a história propriamente dita. Porém, a maior parte da história eu vou criando a medida que a narrativa progride. O resumo que eu faço é uma base. Eu também faço uma lista de nomes dos personagens para cada livro que eu escrevo. Isso ajuda muito.

5 - Dizem que, no início da carreira de escritor, é natural imitarmos o estilo de nossos autores preferidos. Você concorda com isso? E, se concorda, quem são os escritores que a inspiram - e que, indiretamente, ajudam-na a escrever?

SD - Sim, acho que as vezes um escritor novato acaba imitanto seus autores preferidos. Eu, por exemplo, tenho meus autores favoritos: J.K Rowling, C.S Lewis, Philip Pullman, Juliet Marillier. O mais favorito de todos é o Philip Pullman. Adoro o modo como ele desenvolve a narrativa, descreve um certo ambiente e as emoções dos personagens.

6 - Qual tem sido a maior dificuldade na sua carreira literária? Quais são os seus projetos futuros? Você tem algum projeto literário em outros gêneros que não sejam Fantasia? Caso sim, como você se prepara para ele (leituras, autores, oficinas literárias)?

SD - A maior dificuldade tem sido a divulgação. Muitas pessoas vão nas livrarias e não encontram os meus livros expostos nas lojas, apenas por encomenda. Os livreiros, acredito, só estão aceitando expor os livros dos autores conhecido e, em geral, estrangeiros.

Meus projetos futuros: estou trabalhando em uma trilogia sobre mundos paralelos. O primeiro volume já está pronto, estou escrevendo o segundo volume. Eu também penso em fazer contos que de romance, não necessariamente Fantasia. Também penso em trabalhar com roteiros de teatro, novela e pesquisas históricas.

7 - Como é sua relação com as editoras?

SD - A relação é muito boa, eu e o meu editor, Luís Carlos Fanelli somos muito amigos. Ele foi a primeira pessoa a acreditar e apostar nos meus livros e no meu talento.

8 - Você considera o fato de ser escritora uma habilidade que faz parte de sua vida, ou será este o seu ofício, a sua profissão? Qual o papel da literatura em sua vida?

SD - Ser escritora é tudo para mim, é trabalho, compromisso, dedicação, e sim, profissão. A literatura é a minha vida, a minha arte, meu ofício. A literatura também é o modo pelo qual eu procuro ajudar as pessoas, atrávez dos meus livros, dos meus personagens.

9 - O fato de começar a escrever - e publicar - tão cedo lhe dá maior segurança na hora de preparar um livro? Ou você sente uma pressão maior? Sua precocidade literária é um atrativo na hora de divulgar seu trabalho?

SD - Na verdade, o fato de ser precoce não me intimida muito; aliás ajuda, ainda mais na hora da divulgação.

10 - Em seu blog, há a expressa proibição para aqueles que quiserem copiar seus textos. Plágio, violação de direitos autorais, pirataria: este é um assunto que a preocupa? Como você vê o futuro da literatura na era digital?

SD - Sim, roubo de textos me preocupa um pouco, afinal é o meu trabalho, a minha ideia, minha vida. Se um texto não está registrado, protegido e alguém o roubar... fica difícil para o autor original provar sua autoria. Não sei se a literatura tem futuro na era digital... talvez sim, afinal hoje em dia o mundo esta ficando cada vez mais informatizado. Livros são eternos, na minha opinião. É muito bom tocar na capa de um livro, virar as páginas, apertá-lo junto ao peito e poder levá-lo na bolsa para qualquer canto.

11 - Também em seu blog, você menciona as suas amigas como sendo a fonte de inspiração para as personagens de Diário de Rabiscos. O que elas, as suas amigas, acharam de se "verem" em uma obra de ficção?

SD - Elas adoraram! Sentiram-se lisonjeadas pelo homenagem! Minhas amigas sentiram-se importantes e amadas.

12 - Costuma-se afirmar que os brasileiros, especialmente os jovens, não possuem o hábito da leitura. Você, como uma jovem escritora, compartilha desta opinião? Qual é a relação de seus amigos ou colegas de escola com a leitura?

SD - Isso depende. Os jovens, pelo menos pelo que eu observo, possuem certas preferências em relação a literatura. Acho que os jovens de hoje em dia não costumam ler o suficiente, ou então ficam apenas com os livros que estão na moda. Muitas vezes um jovem lê um livro de qualquer jeito, apenas passando os olhos pelas páginas. Ele não compreende, de fato, a história, o contexto, o conflito das personagens... Lê sem realmente prestar atenção. Porém há jovens que são amantes dos livros. E são até muitos esses jovens, eu acho. No meu grupo de amigo tem gente que lê muito e tem gente que lê pouco, assim como na minha escola. Tem gente que gosta de ler e tem gente que não gosta de ler.

Nós da Revista SAMIZDAT agradecemos a Selène D'Aquitaine pela entrevista.

Share