Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Use óculos

Caio Rudá de Oliveira

Não raro nos pegamos a observar, com aquele olhar profundo, para incautos sujeitos que andam distraidamente na calçada, ou que estão na fila do banco - completos inocentes. Eles não imaginam que, a poucos metros de si, alguém pode estar a traçar minuciosamente seu perfil psicológico, lição básica do manual “A arte de bisbilhotar”.

Nesse tipo de construção da imagem alheia, os óculos são um item crucial na determinação das características, conferindo um certo ar de intelectualidade a quem os usa. Tanto acredito nessa afirmativa que me rendi ao fenômeno da estereotipagem ao comprar meus novos óculos. A intenção foi substituir a armação antiga, leve, fina e mais arrojada, por uma mais cheia, clássica, bem ao estilo escritor, cuja aparência me colocaria mais de acordo com o propósito da literatura.

Certamente Drummond não seria reconhecido pelo seu talento se não usasse óculos. Também João Ubaldo Ribeiro e Manuel Bandeira. Benditos são esses óculos que servem de auxílio à visão, verdadeiros olhos, e que também colaboram com a imagem de cult, genuínos passaportes para o sucesso artístico.

Quer ser ouvido? Use óculos. Suas palavras irão soar como conselhos de um sábio. Quer ser referência? Use óculos. Sua figura se valoriza com eles em sua cara. Quer ser jornalista? Use óculos. Suas matérias estarão na capa de jornal. Quer ser escritor? Use óculos. Você irá entrar para a Academia Brasileira de Letras. Quer bancar o inteligente sem saber patavina? Use óculos. É um verdadeiro fato alquímico; do cobre ao ouro, da ignorância à sabedoria.

Share




3 comentários:

Excelentes, Caíto! Excelentes as suas crônicas!

E vou já providenciar meu par de sobreojos... rsrs

Vê, Volmar? Sem dúvida foram os óculos atuais, haha.

Pode providenciar os seus mesmo.

Tirei para ler a Samizdat e olha o magnífico e cômico texto que eu encontro. Chorei de ri em "A arte de bisbilhotar". Que maravilha!
Lembro bem da sua muda, Caio. Grande escolha! rs

Agora mais do que nunca, preciso urgente de um óculos, Caio.
Tá explicado agora o meu descrédito em tantos episódios desse meu dia-a-dia. Como pode? rs




Postar um comentário