Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Eu só quero chocolate

(Maristela Scheuer Deves)
Uma balança me deu, não faz muito tempo, uma notícia assustadora: estou com quase 56 quilos. Melhor dizendo, algumas vezes estou umas gramas acima disso, outras, ainda bem, um pouco abaixo. Sei que as gordinhas de plantão vão rir da minha idéia de que estou "pesada" demais, mas para mim, que até meus 25 anos era magérrima, esses quilinhos em excesso preocupam.

Minha média de peso, por muitos anos, não passou dos 47 quilos. Depois, nos últimos anos, subiu para 50, oscilou por um bom tempo na faixa até 52, subiu traiçoeiramente para 54 e agora... 56! Quem me conhece bem vai dizer que a balança demorou a acusar o que eu como: no almoço e na janta até que sou comedida, mas na hora dos lanches, sai de baixo... O vilão da história, é claro, é o chocolate.

Mas, meu Deus, eu adoro essa delícia derivada do cacau, e fico numa dúvida cruel entre seguir engordando nesse ritmo (minha ex-cinturinha fina parece a cada dia assustadoramente maior) ou abrir mão de um costume já consagrado: meus chocolates diários, geralmente no finalzinho da tarde. E mais alguns chocolates durante o dia, e a pizza com cobertura de chocolate ao menos uma vez por semana, e o chocolate em pó comido de colherada, e a musse de chocolate de sobremesa, e o bolo de chocolate, e...

Que atire a primeira pedra quem não fica com água na boca ao passar pela seção de chocolates no supermercado e nem come um brigadeiro escondido de vez em quando. Ah, eu ia esquecendo: minha dieta também inclui eventualmente os brigadeiros, e, frequentemente, uma caixinha da delícia que são os achocolatados - seja ele Nescauzinho, Toddynho ou qualquer outro do gênero. Hummmmmm!!!!!!!!!!

Muitas vezes já me perguntaram se eu não enjoo, mas acho que nunca vou enjoar. Claro, às vezes não consigo comer de uma vez os dois bombons ou as quatro barrinhas (das pequenas, viu, não sou nenhuma esganada!) que compro na lancheria ou no mercadinho da esquina, mas dali a pouco a vontade volta.

E agora que está chegando o inverno, ai, que vontade de fazer um delicioso fondue... de chocolate, é claro. Sem falar na maquinha de café, com três opções (isso mesmo, TRÊS!) de chocolate quente, que instalaram tentadoramente no corredor da empresa onde trabalho. Como resistir? Não pensem que eu não como outras coisas; refrigerantes e muita pizza também fazem parte do meu cardápio. Mas, tem coisa melhor – não mais saudável, isso eu sei que tem, mas melhor?

Alguém deveria inventar algo saudável, não-engordante, e igualmente gostoso; aí talvez me convencesse a deixar de lado as milhares de calorias da dieta atual. Por enquanto, encolho a barriga e sigo curtindo a minha vida de não-mais-magra-mas-ainda-não-gorda, comendo tudo o que posso e rezando para que de alguma forma aquilo tudo não se acumule na minha cintura.

Bem que a minha mãe me aconselhava, quando eu reclamava que era magrinha demais: "Melhor assim. Se um dia você engordar, vai sentir saudade de quando te chamavam de palito..."

Share


Maristela Scheuer Deves
Jornalista por formação e escritora por vocação. Atua como editora assistente de Variedades no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul/RS, em cujo site também mantém o blog Palavra Escrita, voltado ao mundo dos livros. Escreve desde que consegue se lembrar, e atualmente prepara para publicação seu terceiro livro, o infantil "Os Deliciosos Biscoitos de Oma Guerta", contemplado pelo Financiarte. De sua autoria, já estão nas livrarias o romance policial "A Culpa é dos Teus Pais" e o infanto-juvenil "O Caso do Buraco".
todo dia 19


0 comentários:

Postar um comentário