Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Mensagem de Aniversário

Quando o blog da Revista SAMIZDAT foi ao ar, no dia 31 de dezembro de 2007, não tínhamos muita idéia do que estava por vir.

Reunir um grupo coeso de escritores, capaz de produzir Literatura de qualidade e de trocar experiências sempre havia sido um objetivo meu, desde quando comecei a escrever e participar de oficinas literárias em Curitiba.

Mas os escritores de hoje são bichos arredios, com egos sensíveis e que geralmente preferem o isolamento, onde podem divagar sobre a própria genialidade, do que se embrenhar na complicada dinâmica dos relacionamentos sociais.

Relacionar-se com outros escritores, seja pessoal ou virtualmente, é correr o risco de se transformar, de descobrir nossos próprios limites, nossas dificuldades, nossos erros; é correr o risco de se descaracterizar, mas também é a oportunidade para um crescimento literário inestimável.

Não é à toa que vários escritores pretéritos buscaram em seus pares apoio para a árdua carreira das Letras. Grupos, movimentos, revistas, círculos, estes eram ambientes seguros para escritores sequiosos por novos horizontes. Esta troca os permitiu crescerem, lapitarem o diamante bruto da escrita.

Foi através de revistas, como a “Orpheu”, que ­Fernando Pessoa e alguns de seus heterônimos surgiram para o mundo. Também foi em revistas que Jorges Luis Borges, Dalton Trevisan, Isaac Asimov, Raymond Carver, James Joyce, e vários outros autores se tornaram conhecidos.

A revista literária, ou alguma publicação periódica, é uma vitrine para o autor, uma centelha de visibilidade. Algumas revistas duram poucos meses, outras perduram; algumas são lembradas, outras esquecidas; como tudo no mundo da Arte.

Que a Revista SAMIZDAT esteja completando um ano de existência é algo que me surpreende, se pensarmos que tudo se originou a partir dum blog e dum primeiro fascículo mal diagramado.
Tive de aprender muito para tornar a SAMIZDAT visualmente atrativa. Mas nós, enquanto escritores, também estamos aprendendo sempre como tornar nossas obras literariamente atrativas. É uma luta diária, que está ocorrendo no silêncio de nossas casas, ou diluída por entre o mundo etéreo da internet.

Esta revista é um sonho coletivo tornado real, mas é também uma das vitórias desta nossa luta diária.

Parabéns para nós!

Share




3 comentários:

Henry, parabéns a nós todos e, sobretudo, a ti, que sempre acreditou neste audacioso projeto.

Que muitas e muitas edições ainda venham de nossa SAMIZDAT, e que novas conquistas sejam alcançadas!

2009 será um grande ano. Tenho certeza.

pessoal, parabéns pra Samizdat! parabéns pro Henry! parabéns pra nós e pra todos os colaboradores externos à Oficina que nos ajudaram a trazer este projeto até aqui!
certamente, este é o primeiro de muitos aniversários!

Meus parabéns pessoal, muitas felicidades!!
mensagemdeaniversario3.blogspot.com

Postar um comentário