Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

domingo, 9 de março de 2008

Eu também quero me tornar um escritor


Cedo ou tarde, quase todo ser humano ouve o chamado da Arte.

As atividades consideradas como o legado dum indivíduo neste planeta — plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro —, fazem parte do anseio natural para driblar a finitude, para enganar a morte.
Nós, seres transitórios, buscamos na criação de algo perene a nossa própria perpetuação. Uma árvore, se não for derrubada pela marcha da civilização, certamente viverá mais do que qualquer ser humano; um filho carrega, em parte, os genes de seus pais, mantendo vivo o DNA dos progenitores, que hão de morrer um dia; e o livro, representando todo ofício artístico, é a ilusão de que nossas idéias também sobreviverão a nós, que serão compartilhadas pelos pósteros.
Por ser uma faculdade que cultivamos desde a infância, a escrita parece ser o meio mais fácil e certo para nos expressarmos artisticamente. Falamos, logo escrevemos; sem jamais nos questionarmos sobre a ruptura que existe entre estas duas instâncias: a fala e a escrita.
Não basta saber falar, nem ter sido alfabetizado, para se tornar um escritor; assim como não basta escrever para ser considerado um escritor.
Como qualquer outra forma de Arte, a escrita se sustenta sobre três alicerces.

Talento
Nenhum ser humano é igual a outro, cada um possui suas particularidades, sua visão de mundo, seus atributos, e cada um possui seus talentos.
Uns nascem com uma habilidade extraordinária para cálculos, outros com mão cheia na cozinha, outros com a capacidade para falar em público, outros para ajudar o próximo, outros para a música, e assim por diante. Para cada ocupação, dentro dum rol quase infindo de possibilidades, há um talento específico que faz com que seu possuidor se destaque dos demais.
Com a Literatura não é diferente.
Alguém que possui talento para a escrita — aquele respeito essencial pela palavra, aquela busca incansável pela perfeita expressão, pela frase bem construída, pelo signo que oculta, ao mesmo tempo em que revela, o sentido do mundo — larga na frente dos demais, para quem a escrita é apenas uma instrumenta cotidiana de comunicação.
A pessoa nasce com talento; esta qualidade não se aprende na escola, nem em oficinas literárias, nem através de livros. Talvez demore anos para se descobrir a existência dum talento; às vezes, a formação educacional, ou a busca por uma carreira que pareça ser mais vantajosa, relega o talento às profundezas do indivíduo, para que um dia possa despertar. Mas ele está lá, e todo mundo possui o seu (pelo menos, creio eu); pode não ser para a escrita, mas é para alguma coisa.

Dedicação
Qualquer atividade técnica exige um determinado grau de dedicação, isto é, o tempo e esforço que a pessoa pode despender para efetuá-la com maestria.
Uma casa não se constrói num dia apenas; são necessários dias, semanas, meses, preparando o alicerce, pondo tijolo sobre tijolo, fazendo o acabamento; uma colheita também não se faz num dia; é preciso arar a terra, semeá-la, proteger a plantação das pestes.
Ninguém obtém bons resultados na Literatura se não dedica parte de seu dia para se aperfeiçoar, estudar, escrever, revisar. Quem pensa que a escrita é pura obra do acaso, mera conseqüência dum arroubo de inspiração, está mal influenciado. O Romantismo é responsável por disseminar esta idéia, mesmo que, posteriormente, tenha se descoberto que os próprios autores românticos, como Goethe, Schiller, Hoelderlin, ou Vitor Hugo trabalhavam arduamente sobre seus textos, sem auxílio algum de musas inspiradoras.

Vocação
Às vezes um sujeito possui talento, dedica-se ao ofício, mas não possui vocação para fazer desta atividade sua profissão.
Não é fácil ganhar o pão com a escrita, inclusive, há uma referência clássica sobre a vida dura dum escritor:
"Aluísio Azevedo é no Brasil talvez o único escritor que ganha o pão exclusivamente à custa de sua pena. Mas note-se que apenas ganha o pão, as letras no Brasil ainda não dão para a manteiga."
A citação é de 1896, mas a realidade não mudou muito desde então. Alguns poucos fazem rios de dinheiro com Literatura, mas a enorme massa de escritores continua recebendo migalhas por suas obras, isto se receberem algo.
Nem todos estão preparados para fazer da escrita sua cruz diária, ser mal remunerado, gastar meses escrevendo um livro, sendo que dificilmente receberá condizente ao esforço empreendido, alimentar sonhos de fama e reputação e, no final das contas, não obter nenhuma das duas.
Quem possui vocação para a escrita, suporta tais dificuldades com prazer, pois é incapaz de ser feliz fazendo outra coisa; mas, para a maioria, escrever jamais deixará de ser um hobby.

A hipótese dos dois alicerces
Até onde percebo, é possível alguém ser bem-sucedido possuindo apenas dois dos atributos mencionados acima.
Alguém com vocação e dedicação pode ir muito mais longe numa carreira do que uma pessoa talentosa, mas que não se aperfeiçoa. Ou talento e dedicação combinados podem fazer deste escritor um amador de alto nível, que pode não ter nas Letras sua renda principal, mas angariar alguns leitores e até fazer um troco paralelamente. E quantas histórias não ouvimos de artistas profissionais talentosos, porém se nenhuma disciplina?
Um só destes alicerces não sustenta uma carreira, já os três deles geram um escritor de primeira linha.

O quarto elemento
Por fim, o quarto elemento, que pode significar apenas a coroação dum escritor completo, mas que também basta por si é a sorte; e por sorte podemos entender muita coisa — estar no lugar certo e na hora certa, ser amigo de alguém influente, abordar um tema polêmico e fazer sucesso por causa disto, ter uma biografia interessantíssima, que torna o autor mais importante que a obra, entre várias outras circunstâncias que podem influenciar positivamente, mas que estão para além da capacidade individual do escritor.
É o famoso golpe do acaso, a Roda da Fortuna, a estrela de que tanto falam.

Um escritor pode construir uma carreira sólida, trabalhando anos a fio para compor sua obra, batalhando para se firmar, enquanto que outro escritor, sem talento, sem dedicação, sem vocação, surge do dia para noite, por obra da sorte, e faz sucesso. São aqueles eventos inexplicáveis, fenômenos instantâneos. No entanto, se este privilegiado pelo destino não possuir conteúdo, não permanecerá; sumirá tão rápido quanto surgiu, sem deixar um único vestígio de sua passagem.

Conclusão
Sem dúvida, você já deve ter ouvido o velho papo de que basta buscar seu sonho para alcançá-lo. Esta conversa de almanaque zodiacal ou de livro de auto-ajuda é muito bela e estimulante na teoria, mas, na prática, uma carreira, independente de qual for, não se mantém se inexistirem as bases.
Entre tocar “Parabéns pra você” no piano e tocar um concerto no Carnegie Hall, há um universo de possibilidades, e por detrás de cada sucesso há muito trabalho, muito esforço, muitos sacrifícios. Todos almejam chegar ao topo da montanha e observar o mundo do alto, mas a escalada é a parte mais complicada e nem todos são capazes.

Quase todo mundo ouve um dia o chamado da Arte, mas suportar o peso desta responsabilidade não é nada fácil.
É a vista de sobre as montanhas que faz esta luta valer a pena.

Share




0 comentários:

Postar um comentário