Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Folhas da Relva, de Walt Whitman



Walt Whitman
(31 de maio de 1819 - 26 de março de 1892) foi um poeta Americano, ensaísta, jornalista e humanista. Ele pertence ao período de transição entre o Transcendentalismo e o Realismo, incorporando ambas perspectivas em suas obras. Whitman está entre os mais influentes poetas do cânone americano, comumente chamado de "o pai do verso branco". Seu trabalho é também muito controverso, particularmente a coleção de poemas de "Folhas da Relva", descrita como obcena por sensualidade manifesta. (fonte: Wikipédia)


Folhas da Relva (seleta)


Para Você


Desconhecido! Se tu, ao passar, encontrares-me e desejares falar comigo, por que não falarias comigo?
E por que eu não falaria contigo?



Eu me sento e observo

Eu me sento e observo todas as mágoas do mundo, toda opressão e opróbrio;
Ouço os convulsivos soluços secretos dos rapazes, angustiados consigo próprios, arrependidos por seus feitos;
Vejo, na vida mundana, a mãe maltratada por seus filhos, morrendo, negligenciada, macilenta, desesperada;
Vejo a esposa maltratada pelo marido —vejo o traiçoeiro sedutor de moças
Reparo na mágoa do ciúme e do amor incorrespondido — vejo estes panoramas na terra;
Vejo os trabalhos da guerra, da peste, da tirania — vejo mártires e prisioneiros;
Observo a escassez no mar — observo os marinheiros jogando a sorte sobre quem deve morrer, para preservar a vida dos outros;
Observo a indiferença e o degredo lançado por pessoas arrogantes sobre trabalhadores, sobre pobres, negros e afins;
A tudo isto — a toda maldade e agonia sem fim, eu, sentado, observo.
Vejo, escuto e me calo.


Enquanto eu ouvia ao Erudito Astrônomo

Enquanto eu ouvia ao erudito astrônomo;
Enquanto as provas, as figuras, eram organizadas em colunas diante de mim;
Enquanto me eram mostradas cartas e diagramas, para adicionar, dividir e mensurá-las;
Enquanto eu, sentado, ouvia ao astrônomo, enquanto ele palestrava com muita aclamação no auditório,
Quão rápida, inexplicavelmente, entediei-me e me nauseei;
A ponto de me levantar e flanar para fora, vagando só,
Através do místico sereno noturno, e, de quando em quando,
Admirei, em silêncio perfeito, as estrelas.

Share