Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

sábado, 12 de janeiro de 2008

Autodescritiobiografia para um perfil de orkut

Algo que sempre me deixou encabulado foi o tal "quem sou eu" do orkut - aquele campo para descrever a si mesmo. Não fico muito à vontade de falar de mim (modéstia, claro).

Pensei em várias soluções para meu impasse, até, finalmente, imaginar um texto que mesclasse um pouco de mim e do meu passatempo preferido: a literatura.

Eis que surgiu o ensaio: "Autodescritiobiografia para um perfil de orkut"

Apropriado para um post deste blog? Por que não? Além de o blog ser um espaço amplo para a arte da escrita, creio que todo fã gosta de conhecer um pouco mais do autor.

Portanto, o texto abaixo é uma homenagem aos meus incontáveis fãs (olha a modéstia aqui de novo). Poderão, através dele, saber um pouco mais de mim; ou não.

Com vocês:

"Autodescritiobiografia para um perfil de orkut"

Desista. Comece entendendo apenas esta palavra: desista.

Tem coisa que é simplesmente impossível descobrir ou desvendar.

Portanto, simplesmente desista de tentar entender ou encontrar a resposta para uma questão tão simples: "Quem Sou Eu?"

Outra coisa importante: Não confunda.

Não confundir o que? Não confundir as palavras com o caráter. Não confundir a capa com o conteúdo. Não confundir o brilho de uma única estrela com a imensidão do Universo.

Não me confunda. Não sou nenhuma de minhas personagens, mas sou todas elas vivendo ao mesmo tempo.

Minhas personagens são transparentes e misteriosas; espertas e fáceis de enganar; malévolas e benévolas; místicas e tradicionalmente sacras; não se importam com o mundo e caridosas; inteligentes e ignorantes; crêem no destino e, às vezes, na simples e pura coincidência e, até mesmo, na providência; se apaixonam fácil e nunca encontram amor; são fortes e são frágeis; choram quando querem rir e gargalham diante do pranto; são heroínas, são vilãs; são deusas e pobres mortais; são mártires e carrascas; informatizadas que empunham espadas e escudos; entregariam seu próprio corpo em sacrifício e sacrificariam um mundo inteiro. São artistas, intelectuais, leitoras que nunca abriram um único escrito; são organizadoramente desleixadas. Caminham pela chuva esperando encontrar um raio de sol ou procuram nas gotas da tempestade o perfeito disfarce para suas lágrimas.

Onde estou entre tantas personagens? Em nenhum lugar e, ao mesmo tempo, em todas as linhas que as descrevo. Cada traço de caráter expressado num rosto jovem ou nas marcas fortes de uma face marcada pela experiência. Em cada lágrima contida, aquela que deita sobre o rosto uma única gota como um cristal. Ali estou eu. Ali sou eu. Numa lágrima e, também, num sorriso.

Quem sou eu? Desista e, por favor, não me confunda. Não sou ninguém que você conheça e mesmo que você olhe dentro dos meus olhos, ali eu não estarei. Ali, talvez, não serei eu.

Texto por Denis da Cruz

Share




2 comentários:

Eu já havia lido este seu texto, Denis, e acho que representa muito o modo como lidamos com nossos personagens. Todos eles têm uma parcela de nós, do mundo que nos circunda, dos nossos gostos ou medos, contudo, nenhum deles é nós mesmos, nem se escrevêssemos nossas próprias biografias.
Ao mesmo tempo, porém, somos personagens dum grande drama cósmico, do qual não sabemos o enredo, quem são os personagens e, muito menos, se somos os protagonistas ou meros figurantes.

Henry, este texto fala um pouco sobre este ser amalgamado que é cada personagem.

Às vezes precisamos ser o personagem, entrar fundo na mente dele para tentarmos descobrir como ele agiria. Por alguns segundos, se alguem procurar por nós, seremos o tal personagem.

Ao entrar na mente dele, pode ser impossível nao deixarmos nada de nós no personagem (ou pelo menos nos textos como um todo). A via inversa tbm pode ser possível. Podemos trazer um pouco deles para nossa vida. Passar um dia como um personagem (ou com um pocuo que, na verdade, a ele pertence.

Eternos intérpretes de um mundo fictício, de pessoas fictícias.

No mundo virtual é comum isto acontecer. Eu mesmo já vivi - on line - pelo menos tres personagens distintos:
Fyanor - um guerreiro honrado (num jogo on line)
KZAR - um Game Master fdp (tbm num jogo on line)
KZAR - um moderador de fórum pé no saco (este ainda vivo até hoje)

Todos eles muito distintos do que sou e, ao mesmo tempo, herdeiros de alguma característica minha...

Personagens, personagens, personagens... quem são eles? quem somos nós? Qdo são eles? Qdo Somos nós?

Postar um comentário