“mas, dormindo os
homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo e retirou-se”
Mateus 13: 24
Vá um pesquisador estrangeiro buscar
informações sobre o Mato Grosso do Sul na Internet e logo descobrirá que a área
desse estado é maior que a Alemanha inteira, que foi desmembrado do Mato Grosso
no dia 11 de outubro de 1977 e elevado à categoria de estado em 1º de janeiro
de 1979. Isso depois de ter tentado emancipar-se de Mato Grosso durante a Revolução
Constitucionalista de 1932, quando, entre julho e outubro, seus próceres
criaram o efêmero estado de Maracaju. Caso ele queira ler as páginas dedicadas
à Economia nos grandes jornais do país e nas revistas especializadas, aprenderá
que o estado é um grande produtor de soja, e que essa produção é uma grande
fonte de divisas para o nosso país, toneladas e toneladas que fazem grande
diferença no equilíbrio e no saldo positivo da balança comercial brasileira.
Mas se o tal pesquisador buscasse ouvir Gabriel Kaiowá, obteria dele
informações nada ufanistas.
Gabriel Kaiowá mora na comunidade do
Pequizeiro que, há alguns anos atrás, era chamada de favela – quase nada mudou
além do nome, porque ficou decidido que “favela” é um termo que pode ofender a
autoestima dos moradores da área assim designada, e, logo, tantos os estudiosos
das universidades quanto os jornalistas e os governantes aboliram o termo e o
substituíram pela expressão “comunidade”, esquecendo-se que “comunidade” serve
para designar também o conjunto de moradores de uma área nobre ou os
praticantes de uma mesma fé que semanalmente se reúnem no mesmo templo. É essa,
aliás, a grande utilidade dos eufemismos: disfarçar o que não queremos admitir,
pois a chegada de uma nova designação para a área não veio acompanhada de água
encanada, rede de esgoto, creches, postos de saúde, escolas, coleta de lixo e
tantas outras intervenções do poder público necessárias à qualidade de vida de
seus habitantes. A preocupação do Estado com a autoestima dos moradores do
Pequizeiro não foi além da inauguração de um eufemismo.
Mas, voltando a Gabriel Kaiowá, ele
diria ao pesquisador que, onde hoje é a comunidade, que ninguém pode mais
chamar de favela porque o Leviatã já permite ações por danos morais contra quem
assim o fizer, havia uma aldeia habitada pela nação Guarani-Kaiowá, povo esse
que tinha o pequi, fruta típica do Cerrado, como a base da sua alimentação.
Contou-lhe seu avô, o pajé, que mora no mesmo barraco que ele, que, quando uma
criança nascia, seu pai e seus avós plantavam cinquenta sementes de pequi, que
cresceriam para se tornar árvores e garantir o sustento do recém-nascido. Ele
mesmo plantara centenas de pequizeiros para sustentar os seus filhos, mas já
não havia onde plantar quando nasceram Gabriel e seus outros netos, pois o
homem branco já tinha se apossado das terras da tribo. As árvores plantadas em
honra ao nascimento do pajé ainda estariam vivas e frutificando se o homem
branco não as tivesse cortado para plantar soja para exportação. E se tivesse restado
ao seu pai terras para plantar pequis para sustentar a ele e aos seus irmãos,
Gabriel não teria que trabalhar tanto.
O ano que passara fora bom para
Gabriel, pois com o pouco de plantas nativas que ainda se encontram junto aos
barracos da comunidade, conseguira produzir colares de sementes para vender aos
peregrinos que, a caminho do Rio de Janeiro, para prestigiar a visita do
recém-eleito papa Francisco, passavam pela cidade: não só gente do Paraguai e
da Bolívia, mas até canadenses e japoneses em romaria se encantavam com seu
artesanato. Na época da Jornada Mundial da Juventude – esse era o nome do
evento do papa –, conseguira trabalhar menos, descansar e estudar mais e assim
terminara com louvor o Ensino Médio.
Depois da visita do papa, quando se
foram os últimos peregrinos, voltara à rotina: acordar cedo para ir a pé até a
escola, almoçar lá – não comer em casa é uma grande economia para a família – e
procurar como arranjar dinheiro: engraxava sapatos, catava latinhas, vendia
colares, pintava paredes, fazia todo tipo de trabalho braçal que encontrasse na
cidade e, ao anoitecer, andava de volta até a comunidade. Foi nessa época que
despontou seu carisma de líder: conseguiu persuadir quantos trabalhavam na
comunidade para contribuírem para um fundo comum a fim de que se cavasse um
poço artesiano para terem mais fácil acesso à agua. Depois, ensinou às mulheres
a colocarem toda a água de que precisariam no dia seguinte em garrafas PET em
cima de lonas pretas ao Sol: deixando assim o dia inteiro, o calor fazia a água
ferver e matar quantas bactérias nocivas ali houvesse.
No ano de 2014, ano eleitoral,
Gabriel conseguiu um outro subemprego: cabo eleitoral. Passava todo o dia
panfletando a candidatura de Naamã Felício a deputado federal e à noite dizia à
comunidade para não votar em nenhum dos candidatos que pagavam aos jovens por
seus serviços: os nababos que os assalariavam eram os mesmos que ocupavam as
terras que antes tinham sido da tribo. Naamã prometia aos jovens que de tudo
faria para gerar empregos na região e integrá-los ao mercado de trabalho, mas
ele mesmo não fora prefeito sem nada fazer em prol dos indígenas? E se não
houvesse tantos jovens desempregados, como exército de reserva, onde ele
conseguiria quem aceitasse dinheiro para divulgar sua candidatura? Não, as
ótimas notas de Gabriel nas aulas de Sociologia não lhe permitiam acreditar em
Naamã ou em qualquer outro fazendeiro. As lembranças dessas aulas sempre o
desafiavam a encontrar uma maneira de enfrentá-los, conjuntamente com os jovens
da tribo. Mas, como, diante dos armamentos dos fazendeiros? – perguntava ele
aos colegas, e as discussões terminavam com a turma cantando “Koangagua”, dos
rappers indígenas da banda Brô MC’s, unânime referência na preservação da
língua ancestral.
A resposta para suas indagações veio
uma tarde, quando ele e seus ex-colegas de escola, desempregados, conversavam
na entrada da comunidade: um “gato” – capataz de fazendeiros, encarregado de
procurar mão de obra barata para serviços esporádicos – propôs levá-los à
fazenda de Naamã. O riquíssimo deputado, que valia-se de máquinas para semear e
colher a soja em suas fazendas, gerando pouquíssimos empregos, agora precisava
de muitas mãos para que adentrassem nas plantações e arrancassem, um a um, os
pés de amaranto que ameaçavam a lavoura. O dinheiro oferecido era pouco mas a
necessidade era maior, e assim Gabriel e os outros garotos da tribo aceitaram a
oferta. O “gato” viria buscá-los num caminhão quando o Sol nascesse.
A caminho da fazenda, Gabriel
combinava com os amigos, em língua guarani:
– Ouvi no rádio
uma reportagem sobre essa planta invasora. Os fazendeiros creem que as
primeiras sementes tenham chegado ao Brasil em máquinas de segunda mão que
alguém comprou dos Estados Unidos. Essa planta é forte e resiste aos venenos
que os fazendeiros usam contra outras plantas indesejáveis. No Tennessee, houve
casos de fazendeiros que perderam toda a safra de soja porque a planta se
alastrou, cresceu mais que os pés de soja e sugou a água e os nutrientes
necessários à lavoura. Por isso, eles estão com medo que ela se espalhe pelo
Brasil. Então, nós vamos lá arrancar essas plantas como eles mandaram, mas
vamos esconder sementes delas nos nossos bolsos. E deixar cair algumas delas
pelo caminho.
– Por quê,
Gabriel?
– Josué, você
lembra quando o professor de Sociologia exibia para a gente os filmes de
Charles Chaplin?
– Sim, a gente
ria muito.
– Lembra do
filme “O Garoto”? Carlitos resolveu cuidar de um menino órfão. E para terem o
que comer, o garoto jogava pedras nas vidraças e Carlitos chegava depois com os
vidros para substituí-las. Do mesmo modo, não podemos deixar que o amaranto
seja eliminado. Enquanto houver amaranto, eles terão que contratar gente para
arrancá-lo das plantações, pois seus tratores e colheitadeiras não podem fazer
isso sem destruir a soja. Enquanto houver amaranto, teremos trabalho a fazer.
De volta do trabalho, de posse das subversivas
sementes, Gabriel decidiu que, no dia seguinte, iria à cidade pesquisar sobre a
planta invasora. Todos os jovens passaram o dia esperando as novidades que ele
lhes traria.
Ao cair da noite, Gabriel voltou e lhe deu as
esperadas notícias:
– Alvíssaras! O
amaranto não é uma planta nociva nem venenosa. Aliás, é um alimento nutritivo.
Era a base da alimentação dos incas. É como o caruru, aquela planta que os
nordestinos usam na salada. Mas o agronegócio é burro demais para pensar nisso.
Vamos plantar essas sementes junto aos nossos barracos, em nossa comunidade, e
vamos usar suas folhas e seus grãos na nossa alimentação. E, de vez em quando,
jogaremos sementes nas estradas, no pouco de mata que ainda resta. Nós não
podemos invadir as fazendas para tomar de volta as terras que os fazendeiros
roubaram do nosso povo, porque eles nos matariam com suas armas ou nos jogariam
na cadeia. Mas onde nós não podemos entrar, o vento pode. Não há matador algum
que atire no vento nem policial algum espancará as tempestades. O vento será
nosso vingador. Quando o amaranto expulsar os fazendeiros daqui, entraremos lá
e nos apossaremos das terras onde viveram nossos antepassados e novamente
faremos grandes aldeias, e plantaremos cinquenta pequizeiros para cada criança
que nascer.
(15
e 16 de janeiro de 2017)
1 comentários:
Bravo! Muito bom texto!
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